Topo

UEFA confirma Platini em congresso da entidade, federação alemã se opõe

12/09/2016 17h21

Nyon, Suíça, 12 Set 2016 (AFP) - A presença de Michel Platini, presidente suspenso da Uefa, no congresso da entidade marcado para esta quarta-feira, em Atenas, e que elegerá o sucessor do francês no cargo, foi autorizada pela Fifa, mas criticada pela Federação Alemã de Futebol (FDB).

A Comissão de Ética da Fifa, responsável por decretar a suspensão de Platini, informou à Uefa que o francês "estava autorizado a participar do congresso da Uefa" desta quarta-feira na capital grega.

O ex-capitão da seleção francesa anunciou sua demissão do cargo de presidente da Uefa em 9 de maio, depois da decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que reduziu a suspensão de seis para quatro anos de participação em toda atividade ligada ao futebol.

Platini anunciou o desejo de "apresentar sua demissão diante dos 55 membros que compõe a Uefa, em Atenas".

O francês foi suspenso pela justiça interna da Fifa por ter recebido 1,8 milhão de euros de Joseph Blatter, presidente destituído da Fifa, por um trabalho de assessoria com base em um contrato oral.

O esloveno Aleksander Ceferin, jurista de 48 anos e presidente da federação da Eslovênia, e o holandês Michael van Praag, 68 anos que também comanda o futebol em seu país, disputam a presidência da Uefa no congresso desta quarta-feira.

A presença de Platini na capital grega provocou fortes críticas por parte do presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Reinhard Grindel.

"Teria gostado que Michel Platini renunciasse a comparecer. Esse congresso precisa concentrar-se no futuro e não no passado", declarou Grindel à agência alemã SID, filial da AFP.

"O congresso da Uefa precisa ser marcado pelo programa do novo presidente, e não pelos erros do antecessor", concluiu o dirigente alemão.