Esporte

Obama homenageia heróis olímpicos negros ignorados no passado

Joshua Roberts/Reuters
Imagem: Joshua Roberts/Reuters

Da AFP, em Washington

29/09/2016 20h38

Jesse Owens, Tommie Smith, John Carlos e outros atletas afro-americanos ignorados ou hostilizados apesar das façanhas olímpicas foram homenageados pelo presidente Barack Obama nesta quinta-feira, em cerimônia realizada na Casa Branca.

"Estamos honrados por termos os lendários Tommie Smith e John Carlos conosco aqui hoje. O protesto potente e silencioso nos Jogos de 1968 foi polêmico, mas despertou as consciências", elogiou Obama.

Medalhistas de ouro e bronze nos 200 m rasos, Smith e Carlos provocaram uma grande polêmica ao levantar o punho no pódio olímpico, usando luva preta, durante o hino americano, para protestar contra a segregação racial nos Estados Unidos.

Normalmente, todos os medalhistas americanos têm a honra de serem recebidos na Casa Branca, mas isso não aconteceu em 1968 com os velocistas, por conta da controvérsia.

Outro herói olímpico ignorado foi Jesse Owens, que não foi recebido por Franklin D. Roosevelt em 1936, quando voltou de Berlim com quatro medalhas de ouro conquistadas em meio ao regime nazista de Adolf Hitler.

Owens, Smith e Carlos "abriram o caminho" rumo a uma diversidade maior nas delegações olímpicas dos Estados Unidos.

Este reconhecimento acontece em meio a um clima tenso por conta da morte de vários negros por policiais nos últimos meses, provocado manifestações em todo o país.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo