Esporte

Conmebol investiga denúncia de corrupção na final da Copa América de 2007

Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Imagem: Conmebol

Da AFP, em Assunção (Paraguai)

10/10/2016 19h37

A Conmebol pediu uma investigação sobre a denúncia do ex-prefeito de Maracaibo, na Venezuela, que alega ter subornado a entidade para garantir que a final da Copa América de 2007 fosse na cidade.

"Condeno de forma enérgica a corrupção do passado, que tanto causou dano ao futebol sul-americano", afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em comunicado divulgado no seu site oficial.

"Eu pedi para que sejam investigadas essas graves denúncias", declarou o dirigente.

Ex-prefeito de Maracaibo, Giancarlo di Martino revelou em entrevista publicada no último sábado que a "alta cúpula" da Conmebol cobrou US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,2 milhões em valores atuais) para que a cidade venezuelana fosse escolhida para sediar a decisão do torneio continental.

O jogo realmente aconteceu em Maracaibo, e não na capital Caracas, e o Brasil derrotou a Argentina por 3 a 0.

Foram citados pelo ex-prefeito três altos dirigentes investigados pela justiça americana por receber propinas na venda de direitos de transmissão da Copa América.

São eles o paraguaio Nicolás Leoz, presidente da Conmebol em 2007, seu sucessor, o uruguaio Eugenio Figueredo, que era vice-presidente na época, e Rafael Esquível, então presidente da federação venezuelana.

De acordo com Giancarlo di Martino, o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, também participou do jantar onde tudo foi acertado.

"Tivemos que dar um aporte importante para poder terminar de consolidar essa final: um milhão de dólares", denunciou o ex-prefeito em entrevista ao jornal Panorama.

"Foram Figueredo e Esquivel que decidiram finalmente conceder a partida definitivamente a Maracaibo", completou.

Leoz e Figueredo cumprem prisão domiciliar em Assunção e Montevidéu, respectivamente, enquanto Esquível foi extraditado para os Estados Unidos em setembro do ano passado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo