Esporte

Putin ironiza sistema de autorização de uso terapêutico de produtos dopantes

11/10/2016 17h24

Moscou, 11 Out 2016 (AFP) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou nesta terça-feira o sistema de autorização de uso terapêutico (AUT) de substâncias normalmente proibidas, após denúncias de hackers do país que piratearam a Agência Mundial Antidoping (Wada).

"Si continuar assim, apenas atletas com asma ou doenças crônicas vão poder ganhar grandes competições", ironizou o chefe de Estado durante um fórum sobre esporte na Rússia.

"Não somos contra a participação de todos os atletas às competições, mas temos que solucionar esse problema de uma forma ou de outra", reclamou Putin.

"Talvez tenhamos que colocar os atletas que recebem AUT em uma categoria especial ou registrar seus resultados separadamente", sugeriu.

O grupo de russo de espionagem informática Tsar Team (APT28), também conhecido pelo nome de "Fancy Bears" (ursos chiques, em inglês), pirateou a base de dados Adams, sistema de gerenciamento da Wada, e divulgou nos últimos meses informações confidenciais a respeito de cerca de cem atletas.

Entre eles, vários astros do tênis, como as americanas Serena ee Venus Williams, o espanhol Rafael Nadal, ou a ginasta americana Simone Biles, que conquistou quatro medalhas de outo e uma de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio.

Esses dados revelam que todos esses atletas foram beneficiados por AUT que os permitem tomar medicamentos que constam na lista de produtos proibidos pela Wada.

O esporte russo enfrenta há meses uma grave crise por conta de revelações de doping de Estado que resultaram na exclusão de dezenas de atletas do país dos Jogos do Rio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo