Esporte

Nadal cai na estreia em Xangai; Murray passeia

12/10/2016 11h29

Xangai, 12 Out 2016 (AFP) - O espanhol Rafael Nadal, número cinco do mundo, voltou a decepcionar ao perder logo na sua estreia no Masters 1000 de Xangai para o sérvio Viktor Troicki (31º), nesta quarta-feira, enquanto o vice-líder do ranking, Andy Murray, avançou sem problemas às oitavas de final.

Campeão do torneio de Pequim no último domingo, o britânico superou o americano Steve Johnson (24º) com facilidade, por 6-3 e 6-2.

Nadal também foi derrotado em dois sets, com parciais de 6-3 e 7-6 (7/3). Dono de 14 títulos em Grand Slams, o espanhol salvou um 'match point' quando perdia por 5 a 4 no segundo set, conseguiu forçar o tie-break, mas acabou sofrendo sua primeira derrota para o sérvio.

Sétimo colocado do ranking 'Race do London', que leva em conta apenas os resultados do ano, Nadal corre o risco de ver seus rivais para a classificação para o ATP Finals encostar. Esse torneio, realizado em novembro, em Londres, reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Na semana passada, o espanhol, que completou o segundo ano seguido sem título de Grand Slam, já tinha decepcionado na China ao perder para o búlgaro Grigor Dimitrov nas quartas de final do torneio de Pequim.

Nadal deixou claro que espera voltar melhor no ano que vem. "Sei o que tenho que fazer e vou fazê-lo. São dois meses e meio até o início da próxima temporada. Tenho esse tempo para alcançar o nível que eu quero, e estou confiante", afirmou.

Dimitrov, que foi derrotado por Murray na final de Pequim, também perdeu nesta quarta-feira. Foi eliminado pelo canadense Vasek Pospisil, por 7-5, 7-6 (7/2).

Pospisil, de 26 anos, ocupa a 131ª posição do ranking, mas já foi número 25 do mundo e tem potencial para voltar a brigar com os melhores com a força do seu saque.

Nas oitavas de final, o canadense enfrentará ninguém menos que o sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, que busca seu quarto título no Masters 1000 chinês, depois dos títulos de 2012, 2013 e 2015.

Atual campeão do US Open, o suíço Stanislas Wawrinka, número 3 do mundo, estreou com vitória tranquila por 6-3 e 6-4 sobre o jovem britânico Kyle Edmund (48º).

Nas oitavas, 'Stanimal' enfrentará o francês Gilles Simon (32º), que atropelou por duplo 6-2 um tenista da casa, o chinês Di Wu.

- Kyrgios apronta de novo -Campeão do torneio de Tóquio no último domingo, o australiano Nick Kyrgios (14º) protagonizou cenas lamentáveis na China.

Eliminado pelo modesto alemão Mischa Zverev (110º), irmão mais velho de Alexander (21º), Kyrgios perdeu por 6-3 e 6-1, em apenas 48 minutos de jogo, e foi vaiado pela torcida por nitidamente não ter dado 100% em quadra.

Conhecido por se envolver em várias polêmicas, o australiano de 21 anos levou uma advertência do árbitro, que pediu mais envolvimento no jogo, mas não adiantou. No final do terceiro game do segundo set, ele já foi caminhando para a cadeira antes mesmo do saque do alemão tocar na quadra.

No 'match point', tentou um lob ridículo, dando o smash de bandeja para o adversário fechar a partida, sob muitas vaias.

"Eu não devo nada ao público. Não entendo essas vaias. Se soubessem de que estão falando, estariam em quadra, fazendo sucesso", desabafou.

Os dois irmãos Zverev disputarão as oitavas de final em Xangai. Mischa, de 29 anos, terá pela frente outra zebra do torneio, o espanhol Marcel Granollers (43º), que surpreendeu a todos ao derrotar nesta quarta-feira o tcheco Tomas Berdych (9º), em dois sets definidos no tie-break.

Já Alexander, de 19 anos, que é considerado uma das maiores promessas do circuito, derrotou o croata Marin Cilic (11º) na terça-feira e disputará uma vaga nas quartas com o francês Jo-Wilfried Tsonga (13º).

A derrota de Berdych é uma boa notícia para Nadal, já que o tcheco é a principal ameaça para sua classificação ao ATP Finals, assim como Cilic e Kyrgios, também eliminados.

Quem pode ser beneficiado com todos esse tropeços é o belga David Goffin (11º no Race), que nesta quarta-feira garantiu sua vaga às oitavas ao atropelar o francês Benoît Paire por 6-1 e 7-6 (7/0).

-- Resultados do Masters 1000 de Xangai:

- Individual masculino - Segunda rodada:

Vasek Pospisil (CAN) x Grigor Dimitrov (BUL) 7-5, 7-6 (7/2)

Mischa Zverev (GER) x Nick Kyrgios (AUS/N.12) 6-3, 6-1

Marcel Granollers (ESP) x Tomas Berdych (RTC/N.7) 7-6 (7/4), 7-6 (7/1)

Viktor Troicki (SRQ) x Rafael Nadal (ESP/N.4) 6-3, 7-6 (7/3)

Roberto Bautista (ESP/N.15) x Taylor Fritz (EUA) 6-4, 6-4

Milos Raonic (CAN/N.5) x Paolo Lorenzi (ITA) 6-2, 6-4

Jack Sock (EUA) x Feliciano López (ESP) 6-3, 4-6, 6-4

Gilles Simon (FRA) x Di Wu (CHN) 6-2, 6-2

Stanislas Wawrinka (SUI/N.3) x Kyle Edmund (GBR) 6-3, 6-4

David Goffin (BEL/N.11) x Benoît Paire (FRA) 6-1, 7-6 (7/0)

Lucas Pouille (FRA/N.13) x Nicolás Almagro (ESP) 6-4, 7-6 (12/10)

Andy Murray (GBR/N.2) x Steve Johnson (EUA) 6-3, 6-2.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo