Esporte

Messi volta ao Barça na Liga Espanhola; Bayern e Juve querem manter lideranças isoladas

14/10/2016 14h28

Paris, 14 Out 2016 (AFP) - Depois da parada para a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo, o futebol europeu volta com tudo neste fim de semana para a disputa dos campeonatos nacionais, antes de encarar mais uma rodada da Liga dos Campeões.

Na Espanha, o Barcelona, que se prepara para o importante duelo contra o Manchester City de Guardiola na Champions, terá o importante reforço do melhor jogador do mundo, o argentino Lionel Messi, recuperado de lesão, para ajudar na caça ao líder do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madri.

Na Alemanha o Bayern de Munique segue na liderança isolada e poderá se aproveitar do confronto direto entre seus dois principais perseguidores, Borussia Dortmund (3º) e Hertha Berlim (2º), para escapar na tabela, exatamente o mesmo cenário da Juventus (1ª) na Itália, que verá de longe Napoli (2º) e Roma (3ª) medindo forças.

Fora da Liga dos Campeões, Manchester United e Liverpool, que querem se aproximar da ponta da tabela da Premier League, poderão escalar força máxima no clássico do Norte da Inglaterra, que promete ser muito disputado em Anfield.

Enquanto isso, na França, o tetracampeão nacional Paris Saint-Germain tentará sair da incômoda 3ª colocação da Ligue 1 contra o lanterninha Nancy.

- Messi volta ao Barça -Os confrontos da Liga dos Campeões no próximo meio de semana fizeram com que os três favoritos ao título, Real Madrid, Barcelona e Atlético, entrassem em campo no sábado, para ganhar um dia a mais de descanso.

Resta agora saber quem entrará em campo com força máxima e quem poupará jogadores de olho no torneio continental.

O Barcelona, incomodado com a 4ª colocação na Liga, terá à disposição o craque argentino Lionel Messi, recuperado de lesão, e deverá escalar o camisa 10 ao lado de Neymar e Luis Suárez para tentar assumir a ponta contra o La Coruña (13º), apesar do duríssimo duelo contra o Manchester City, na quarta-feira pela Champions.

Enquanto isso o Real Madrid, vindo de quatro empates seguidos, três no Campeonato Espanhol, encara o Real Betis fora de casa.

Os comandados de Zinedine Zidane são os vice-líderes com os mesmos 15 pontos do rival Atlético, que leva a melhor no saldo de gol. Ao contrário do Barça, porém, o técnico francês se verá obrigado a promover diversas mudanças na equipe devido às lesões.

O capitão Sergio Ramos sofreu um ruptura parcial do ligamento do joelho e ficará de fora dos gramados por cerca de um mês, enquanto os brasileiros Casemiro e Marcelo, que se recuperam de lesões, devem ser poupados para possivelmente encarar o Legia Varsóvia na quarta-feira, assim como o croata Luka Modric.

Já o Atlético, que encara o fraco Rostov na Champions na quarta-feira, tem tudo para se manter na ponta da tabela do Campeonato Espanhol, já que encara no Vicente Calderón o lanterna Granada.

- Clássico do norte -Na Premier League, os primeiros colocados não terão vida fácil.

O líder Manchester City, que vem de sofrer sua primeira derrota na competição, no último domingo para o Tottenham (2º) tentará reencontrar a vitória em casa, no Etihad Stadium, contra o sempre complicado Everton (5º), no sábado.

Enquanto isso, o Tottenham, com um ponto a menos que o time de Pep Guardiola, estará enfrentando o West Bromwich (9º) fora de casa e de olho na liderança.

Vida mais tranquila parece ter o Arsenal (3º), que completa o pódio do Campeonato Inglês e recebe no Emirates o Swansea (17º), que luta para fugir da zona de rebaixamento.

Já o Chelsea (7º) e o atual campeão Leicester, que aparece apenas na 12ª colocação, se enfrentam em Londres com o objetivo de sair da zona intermediária e se aproximar do topo da tabela.

O grande jogo da rodada, porém, ficou para a segunda-feira, quando Liverpool e Manchester United farão o clássico do norte da Inglaterra, entre as duas equipes mais populares do país.

O United de José Mourinho, apesar dos milionários reforços, continua tropeçando e aparece na decepcionante 6ª colocação, fora até da zona de classificação à Liga dos Campeões.

Para recuperar a confiança da torcida, os 'Diabos Vermelhos' de Zlatan Ibrahimovic, Paul Pogba e Wayne Rooney terão que passar pelo arquirrival 'Reds' do brasileiro Philippe Coutinho, que estão na quarta colocação, a apenas dois pontos do líder City.

- Borussia x Hertha em busca do Bayern -Na Alemanha, o duelo de destaque da rodada acontece já nesta sexta-feira entre as duas equipes que buscam se manter na cola do líder e favorito absoluto ao título, o Bayern de Munique: Borussia Dortmund e Hertha Berlim.

A tensão entre as duas equipes aumentou nesta semana com as declarações de dirigentes do Hertha, que acusaram o técnico do Borussia, Thomas Tuchel, de tentar pressionar a arbitragem.

Tuchel, que depois da última partida de sua equipe (derrota 2-0 para o Bayer Lekverkusen) reclamou do falta de sua equipe ser a que mais sofre faltas durante as partidas.

"Suas declarações estão no limite. É difícil para os árbitros. Se mostraram amarelo na primeira dividia, poderão dizer que foi por causa das declarações de Tuchel", reclamou o técnico do Hertha, Pal Dardai.

Com isso, o duelo promete ser intenso em Dortmund, entre uma equipe do Borussia que aparece na 3ª colocação a quatro pontos do Bayern de Munique, e o Hertha, surpreendente vice-líder da Bundesliga, a três pontos do gigante bávaro, que visita no sábado o Eintracht Frankfurt (8º).

O Borussia, porém, terá que lidar com as muitas lesões, como do zagueiro grego Sokratis Papastathopoulos, do português Raphael Guerrero e do lateral polonês Lukasz Piszczek.

- PSG atrás dos rivais -Ao contrário dos últimos anos, o tetracampeão Paris Saint-Germain vem encontrando mais dificuldade para impor sua superioridade financeira e, por consequência, técnica no Campeonato Francês.

Nesta temporada, o PSG, com 16 pontos somados, aparece na 3ª colocação e tem tido a concorrência no topo da tabela do Nice, líder da competição com 20 pontos, e do Monaco (2º com 19).

No sábado o PSG, que se prepara para confronto contra o Basel na Champions, terá o luxo de entrar em campo no sábado contra o lanterninha Nancy sabendo do resultado de seus dois principais adversários, que na sexta-feira terão pedreiras pela frente.

O Nice, que conseguiu ressuscitar a carreira do atacante italiano Mario Balotelli, autor de cinco gols em três jogos, tentará se manter na liderança em casa contra o Lyon (5º), que vem empolgado com a vitória sobre o arquirrival Saint-Etienne (9º), no domingo.

Já o Monaco, depois de uma impiedosa goleada por 7 a 0 sobre o Metz no sábado, visita o bom Toulouse, que aparece na 4ª colocação do Campeonato Francês.

- Napoli x Roma -Na Itália, a Juventus começou a abrir distância sobre os principais concorrentes e já aparece com quatro pontos a mais que o o vice-líder Napoli.

Os napolitanos, aliás, terão pela frente um confronto decisivo para se manter na cola da 'Velha Senhora', encarando no sábado em casa a Roma, 3ª colocada.

O ídolo eterno do clube romano, o meia Francesco Totti, sabe da importância do confronto deste fim de semana: "O vencedor do duelo entre Napoli-Roma será o adversário da Juventus pelo título", sacramentou.

A tarefa, porém, ficou mais difícil para o Napoli, que viu o atacante polonês Milik, reforço para esta temporada, sofrer grave lesão defendendo sua seleção e ficará de fora por cerca de três meses.

A Juve, por outro lado, terá vida bem mais fácil para seguir isolada na ponta do Calcio, encarando a Udinese (16ª) com possibilidade de poupar jogadores para o importante duelo de terça-feira contra o Lyon, pela Champions.

- Principais partidas deste fim de semana na Europa:

.Campeonato Alemão (7ª rodada):

- Sexta-feira:

(15h30) Borussia Dortmund - Hertha Berlim

- Sábado:

(10h30) Colônia - Ingolstadt

Eintracht Frankfurt - Bayern de Munique

(13h30) Werder Bremen - Bayer Leverkusen

- Domingo:

(13h30) Wolfsburg - RB Leipzig

.Campeonato Inglês (8ª rodada):

- Sábado:

(08h30) Chelsea - Leicester

(11h00) West Bromwich - Tottenham

Arsenal - Swansea City

Manchester City - Everton

(13h30) Crystal Palace - West Ham

- Segunda-feira:

(17h00) Liverpool - Manchester United

.Campeonato Espanhol (8ª rodada):

- Sábado:

(08h00) Leganés - Sevilla

(11h15) Barcelona - Deportivo La Coruña

(13h30) Atlético de Madri - Granada

(15h45) Betis - Real Madrid

- Domingo:

(16h45) Villarreal - Celta Vigo

.Campeonato Francês (9ª rodada):

- Sexta-feira:

(14h00) Toulouse - Monaco

(15h45) Nice - Lyon

- Sábado:

(12h00 GMT-3) Nancy - Paris SG

- Domingo:

(16h45) Olympique de Marselha - Metz

.Campeonato Italiano (8ª rodada):

- Sábado:

(10h00) Napoli - Roma

(15h45) Juventus - Udinese

- Domingo:

(11h00) Lazio - Bologna

Inter - Cagliari

(16h45) Chievo - Milan

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo