Esporte

Para Piqué, "Guardiola mudou a história" do Barcelona

18/10/2016 16h03

Barcelona, 18 Out 2016 (AFP) - Pep Guardiola, ex-técnico do Barcelona (2008-2012), "mudou a história" do clube, mas os catalães vivem agora "outra era dourada" antes de enfrentar o Manchester City, justamente do ex-treinador, nesta quarta-feira na Liga dos Campeões, afirmou nesta terça-feira o zagueiro do Barça Gerard Piqué.

- Que tipo de jogo você espera ver no Camp Nou?

"Será um grande desafio. Tentaremos ter a posse da bola e eles vão pressionar alto, será um duelo bonito e um grande desafio para mostrar que ainda estamos no topo. Estamos neste grupo para tentar a classificação e para isso temos que ganhar amanhã (quarta-feira). Se vencermos, praticamente garantimos a classificação e precisamos estar concentrados".

- Que imagem você guarda de Guardiola, que o treinou durante quatro temporadas no Barça, conquistando duas Ligas dos Campeões (2009, 2011)?

"Pep marcou a todos nós de uma maneira ou de outra. Houve um antes e um depois de Pep. Ele mudou a história do clube. Todos só temos elogios para um técnico que nos deu tanto. Foi ele que me deu minha grande chance. Eu acabava de chegar do Manchester (United), no qual eu não jogava, e aqui comecei a jogar todos os jogos. Temos ótimas lembranças dele".

- Como você compararia Guardiola a Luis Enrique, que treina o Barça desde 2014?

"Comparar é muito difícil. Os dois ganharam as mesmas coisas em suas primeiras temporadas aqui (Liga, Copa do Rei e Champions). A nível pessoal é a mesma coisa, sempre me dei bem com os dois. Em 2014, saímos de uma temporada sem ganhar nada com o "Tata" (Gerardo Martino), estávamos cabisbaixos, e Guardiola nos reergueu como Guardiola havia feito após o último ano de (Frank) Rijkaard. As duas épocas são comparáveis, os dois treinadores têm suas semelhanças e vivemos hoje outra era dourada que esperamos durará muito tempo".

- Qual diferença você consegue enxergar no City de Manuel Pellegrini, que vocês derrotaram diversas vezes nos últimos anos, e o de Guardiola?

"Eu acho que o Manchester City é uma equipe muito diferente em relação ao time que veio aqui pela última vez. A maneira de jogar é diferente, eles pressionam a saída de bola muito alto. Eles vão tentar ficar com a posse de bola e criar chances de gol. Acho que jogam como a gente, porque Pep Guardiola esteve aqui por muito tempo. Ele vê o futebol da mesma maneira que nós e será uma partida realmente difícil".

- O quanto a volta de Lionel Messi pode fazer a diferença no jogo?

"Perguntem a Pep Guardiola! Para mim (Messi) é o melhor jogador do mundo, sem dúvida. Não importa se ele está a 10% ou 100% de sua capacidade. Ele é tão diferente, tão bom, que só sua presença em campo muda tudo para nós e para o adversário. Para mim 'Leo' está em forma, ele precisou de apenas três minutos para marcar um gol (no sábado contra o La Coruña). Mas não podemos colocar muita pressão nele, às vezes com a Argentina 'Leo' não ganha, por exemplo. Isso significa que toda a equipe precisa jogar em alto nível. Messi normalmente faz a diferença, mas temos que ajudá-lo".

Respostas colhidas em coletiva de imprensa

kca-jed/yk/am/lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo