Topo

Agência Mundial Antidoping pede explicações ao Brasil

Francisco Medeiros/Divulgação
Imagem: Francisco Medeiros/Divulgação

19/10/2016 16h29

A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou nesta quarta-feira que cinco países, entre eles o Brasil, que sediou os Jogos Olímpicos em agosto, podem ser declarados fora dos padrões de conformidade do código mundial antidoping no mês que vem.

Na sua reunião de segunda-feira, o Comitê Independente de controle de conformidade da Wada avaliou os casos das agências nacionais antidoping do Brasil, do Azerbaijão, da Grécia, da Guatemala e da Indonésia.

"O Comitê concluiu que essas agências não estão atualmente em conformidade com o código 2015", explicou a Wada em um comunicado.

"A não ser que as questões pendentes (não conformidade com as leis ou as regras, uso de laboratórios não credenciados pela Wada, problemas em relação ao programa antidoping, por exemplo) sejam resolvidas até o dia 10 de novembro, o Comitê vai submeter recomendações de declaração de não conformidade ao Conselho de Fundadores da Wada, que se reunirá no dia 19 de novembro, em Glasgow", completou o texto.

Em novembro do ano passado, o Brasil foi colocado sob vigilância, assim como outros cinco países, como a França, durante a reunião do Conselho de Fundadores da Wada, em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

O laboratório antidoping do Rio (LBCD) perdeu seu credenciamento em junho, a dois meses dos Jogos, mas conseguiu recuperá-lo poucas semanas depois, a tempo para que os exames do evento fossem realizados no local.

Em 2013, o Ladetec, laboratório que funcionava no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também tinha sido descredenciado, e a autorização só foi recuperada depois da estrutura ser totalmente reformulada, no mesmo local, dando lugar ao LBCD.