Esporte

Prêmio de melhor do mundo da Fifa será entregue em 9 de janeiro

31/10/2016 17h42

Basiléia, Suíça, 31 Out 2016 (AFP) - Com fim da parceria com a revista France Football na tradicional Bola de Ouro, a Fifa criou outra premiação, o 'Best' (melhor, em inglês), com entrega em uma cerimônia de gala marcada para o dia 9 de janeiro, em Zurique, informou a entidade nesta quinta-feira.

Como acontecia nos anos anteriores, os prêmios contemplam os melhores jogadores e treinadores do ano, no masculino e no feminino.

Os quatro vencedores serão escolhidos por meio de uma votação dos treinadores e capitães de cada seleção nacional, além de 200 jornalistas do mundo inteiro e da participação do público pela internet.

Também foi mantido o Prêmio Puskas do gol mais bonito do ano, vencido no ano passado pelo brasileiro Wendell Lira, que saiu do anonimato garças à pintura anotada com o modesto Goinésia, em partida do campeonato estadual.

A lista de jogadores e treinadores indicados para será divulgada a partida desta terça-feira e a votação começará na sexta.

A Fifa e a revista France Football anunciaram em setembro o fim da parceria iniciada em 2010.

A revista francesa, que criou o prêmio Bola de Ouro em 1956, já divulgou os nomes dos trinta atletas indicados, com Neymar como único representante brasileiro. Apenas jornalistas participam da votação e o vencedor será conhecido no dia 13 de dezembro.

O prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa já existia antes da parceria com a France Football, desde 1991.

Ronaldo 'Fenômeno', por exemplo, levou três vezes o prêmio da Fifa (1996, 1997 e 2002), mas 'apenas' duas vezes o da revista (1997 e 2002). Já Ronaldinho Gaúcho foi eleito duas vezes melhor do mundo pela entidade (2004 e 2005) e levou a Bola de Ouro apenas em 2005.

Nas últimas duas premiações, o último vencedor brasileiro foi Kaká, em 2007, antes do início da hegemonia da dupla Messi - Cristiano Ronaldo, que dividiram os últimos oito prêmios (cinco para o argentino e três para o português).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo