Esporte

Nova York se prepara para sua maratona, uma corrida que vale ouro

04/11/2016 16h06

Nova York, 4 Nov 2016 (AFP) - Milhares de turistas desembarcaram em Nova York para disputar a maior e mais famosa maratona do mundo, uma verdadeira máquina de fazer dinheiro que se tornou uma das marcas registradas da cidade norte-americana.

O impacto econômico da mais prestigiosa das maratonas, que começou a ser disputada em 1970 com apenas 127 corredores, é imenso: mais de 260.000 turistas injetaram cerca de 415 milhões de dólares em Nova York.

Entre os quase 51.000 corredores registrados para a prova, que ocorrerá neste domingo, cerca de 30% são estrangeiros, que deixaram seus dólares na cidade com alojamento, alimentação e compras. No percurso, atravessarão os cinco distritos de Nova York.

"Corri uma vez a maratona de Nova York há cinco anos e já disputei nove maratonas no total. A de Nova York foi a melhor de todas, principalmente pelo clima e o apoio da população, que é realmente muito especial", explicou Rob Elliott, um turista inglês que participará da prova ao lado da mulher, Leonie.

O sucesso de público e participantes, claro, se transformou também em um enorme êxito financeiro para a cidade e para os organizadores da maratona, mas os valores exatos não são revelados.

Segundo a revista Forbes, a organização da maratona em 2013 custou cerca de 35 milhões de dólares, mas arrecadou 75 milhões. Mary Wittenberg, ex-presidente da New York Road Runners -empresa responsável pela organização-, recebia até sua saída em 2015 um salário de 600.000 dólares anuais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo