Esporte

Número de estrangeiros em campeonatos europeus atinge nível recorde

Liverpool via Getty Images
Senegalês Mané foi um dos contratados pelo Liverpool Imagem: Liverpool via Getty Images

07/11/2016 15h34

A presença de jogadores estrangeiros em times de primeira divisão dos campeonatos europeus de futebol nunca foi maior do que neste ano, de acordo com um estudo do Centro Internacional do Esporte (CIES) publicado nesta segunda-feira.

A proporção de atletas de fora do país onde o torneio está sendo disputado, atingiu "o nível recorde de 38,7% em 2016", contra 34,8% em 2009, anunciou a entidade baseada em Neuchâtel, na Suíça.

Como efeito imediato dessa importação maciça de jogadores estrangeiros, os jogadores que passaram pelas categorias de base dos clubes que defendem nos 31 campeonatos estudados caiu de 23% em 2009 para 19,2% neste ano, "o nível mais baixo já registrado".

O torneio que conta com a maior proporção de jogadores oriundos de outros países é o Campeonato de Chipre, com 65,4%. A vizinha Turquia está logo atrás (62%), seguida pela poderosa Premier League inglesa (61,8%) e o Campeonato Belga (60,1%).

A Eslováquia é o país que tem mais jogadores revelados nos próprios clubes onde atuam atualmente (31,5%), na frente da Ucrânia e da República Tcheca.

O estudo também destaca que "a maior mobilidade internacional de jogadores vem acompanhada de uma instabilidade cada vez maior dos elencos".

Em cinco anos a proporção de jogadores contratados ao longo da temporada passou de 36,7% dos elencos em 2009 a 43,9% em 2016. Neste quesito, o Campeonato Português é o campeão de instabilidade.

Essa tendência também a afeta a duração média de permanência dos jogadores em um mesmo clube, que "nunca foi tão baixa que em 2016, com média de apenas 2,2 anos".

Quer receber notícias do futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo