Topo

Inglaterra e Escócia ignoram risco de punição e usam papoula no uniforme

11/11/2016 18h23

Londres, 11 Nov 2016 (AFP) - Os jogadores da Inglaterra e da Escócia entraram em campo em Wembley com o símbolo da flor de papoula nos uniformes, em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial, ignorando o risco de punição da Fifa.

O gramado estava coberto de flores de papoula, e o símbolo foi usado em cima de braçadeiras negras usadas por jogadores de ambas as equipes.

O regulamento proíbe que símbolos de cunho político ou religioso sejam usados nos uniformes dos jogadores em competições organizadas pela Fifa.

Na verdade, a Fifa emitiu um comunicado horas antes do jogo no qual alega que apenas informou as federações da Escócia e da Inglaterra, sem julgar o pedido, e que a percepção de que poderia proibir qualquer coisa seria "uma distorção dos fatos".

"A Fifa não tem jurisdição para tomar esse tipo de decisão, que é da responsável de uma comitê disciplinar independente do International Board, órgão que define as regras do jogo", como a lei número quatro, que diz respeito aos uniformes, explicou um porta-voz da entidade à AFP.

As Federações do País de Gales e da Irlanda do Norte abriram mão de usar o símbolo nas suas partidas de eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, mas ingleses e escoceses não quiseram se submeter.

Um minuto de silêncio foi respeitado antes de a bola rolar e uma música militar foi tocada no estádio.