Esporte

Fiba suspende Confederação Brasileira de Basquete até janeiro

14/11/2016 20h02

Paris, 14 Nov 2016 (AFP) - O Comitê Executivo da Fiba decretou nesta segunda-feira a suspensão da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) por conta de problemas "institucionais, esportivos e financeiros", o que impede as seleções do país de disputar torneios até o fim de janeiro, quando a situação será reavaliada.

A Fiba justifica a decisão pelo fato de a CBB "não estar cumprindo plenamente suas obrigações", apesar de ter recebido incentivos para o desenvolvimento da modalidade antes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, com a criação recente de uma força tarefa para reestruturar a confederação nacional.

"O Comitê Executivo lamentou a situação do basquete no Brasil poucos meses depois dos Jogos Olímpicos e encorajou enfaticamente a CBB a trabalhar com a Fiba e a sua força-tarefa a fim de superar suas graves dificuldades institucionais, desportivas e financeiras", enfatizou a Federação internacional em um comunicado.

Entre os compromissos não respeitados pela CBB, a Fiba cita a "não participação em competições internacionais, como torneios continentais juvenis", ou a "desistência de organizar a etapa brasileira do evento 3x3 World Tour no Rio de Janeiro".

"Um alto número de jogadores já foi afetado por essas ausências, que perderam a oportunidade de disputar competições internacionais nos próximos anos. A nível nacional, a CBB também cancelou importante campeonatos nacionais juvenis", denunciou.

O presidente da Fiba, Horacio Muratore, criticou a "falta de controle total nas finanças da CBB, citando inclusive dívidas com a própria federação internacional.

A Fiba espera poder solucionar os problemas nas próximas semanas, "com o objetivo de estipular planos concretos de reforma", sendo que a situação será reavaliada no dia 28 de janeiro de 2017.

A CBB reagiu em um comunicado, no qual se diz "surpresa com a punição imposta pela Fiba" e promete buscar os meios formais e legais para preservar o basquetebol brasileiro".

Nos Jogos do Rio, o Brasil não conseguiu classificar nenhuma das suas seleções para o mata-mata, com apenas uma vitória do masculino, sobre a Espanha, e a pior campanha da história no feminino, com cinco derrotas em cinco jogos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo