Esporte

Inglaterra-Espanha, choque entre duas seleções em reconstrução

14/11/2016 17h28

Londres, 14 Nov 2016 (AFP) - Atenção, obras no caminho. Inglaterra e Espanha se enfrentam nesta terça-feira, em Wembley, em duelo entre duas seleções em plena reformulação, depois de terem sido eliminadas nas oitavas de final da Eurocopa, em junho.

Derrotada por 2 a 0 pela Itália no torneio continental, a Espanha parece ter tomado o caminho certo sob o comando de Julen Lopetegui.

Já os ingleses ainda estão em busca da estabilidade, com o técnico interino Gareth Southgate ainda sem saber se será efetivado.

Para a 'Roja', a renovação se faz ainda mais necessária com a lesão de vários jogadores experientes, como os zagueiros Gerard Piqué e Sergio Ramos, o meia Andres Iniesta ou o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa.

A dupla de zaga Bartra-Nacho, que não mostrou muita segurança no sábado contra a Macedônia, apesar da vitória fácil sobre a Macedônia (4-0), deve ter outra chance nesta terça-feira.

Já Alvaro Morata, criticado pela falta de pontaria, pode ser poupado por ter lavado uma pancada.

Seu substituto, porém, não deve ser um novato. O mais cotado para a vaga de centroavante é o veterano Aritz Aduriz, que se tornou no sábado o jogador mais velho a fazer um gol com a seleção espanhola, com 35 anos e 275 dias.

Outros jogadores como o meia Ander Herrera (Manchester United), o atacante Iago Aspas (Celta Vigo) ou Sergio Escudero (Sevilla) esperam representar o país pela primeira vez.

"Confiamos nos nossos jogadores. Eles têm o talento, a personalidade e e ambição necessária para aproveitar a oportunidade", resumiu Lopetegui, que conhece muito bem a nova geração por ter conquistado os títulos sub-19 e sub-21 com a 'Rojita', em 2012 e 2013.

Nos cinco primeiros jogos com o novo treinador, a 'Roja' obteve quatro vitórias e um empate, contra a Itália (1-1).

Esse gol contra a 'Nazionale', de pênalti, foi o único sofrido sob comando de Lopetegui, com a qualidade técnica de David Silva, Thiago Alcântara ou Isco contribuindo para balançar 17 vezes as redes adversárias.

Rooney vira dúvidaContra a Inglaterra, que a Espanha já derrotou por 2 a 0 em amistoso há um ano, em Alicante, os jogadores terão uma motivação extra: a honra em Wembley, um "estádio fantástico", como lembrou o lateral Dani Carvajal.

O templo do futebol inglês foi palco de um clássico britânico na sexta-feira, com vitória por 3 a 0 dos 'Três Leões' sobre a Escócia.

Mas nem mesmo o resultado expressivo contra o vizinho ameniza o clima de tensão no país que inventou o futebol.

Não bastasse a eliminação pela Islândia nas oitavas de final da Eurocopa, a seleção inglesa foi sacudida em setembro pelo escândalo envolvendo o técnico Sam Allardyce, demitido depois de apenas 67 dias no cargo.

Southgate, então treinador da sub-21, foi chamado às pressas para segurar a batata quente.

Os dois jogos não foram nada convincentes, com vitória bem mais difícil do que o esperado sobre a inexpressiva Malta (2-0) e empate sem gols na Eslovênia, mas o triunfo sobre os escoceses alimentou a esperança de o interino ser efetivado.

Para acabar logo com as incertezas, Southgate cobrou uma resposta definitiva em um mês. "É importante que eu saiba o que vou fazer. Temos a Eurocopa Sub-21 para preparar e a seleção principal tem as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 pela frente. Todo mundo quer saber o que vai acontecer até o final de novembro ou a metade de dezembro", indagou.

O treinador de 46 anos resolveu manter Wayne Rooney como capitão apesar da má fase do astro do Manchester United, que é dúvida para o duelo com os espanhóis por sentir dores musculares.

Contra a Escócia, a dupla de ataque Sturridge-Sterling voltou a mostrar o entrosamento dos tempos de Liverpool (o segundo joga hoje no Manchester City).

Rooney foi escalado no meio de campo nos últimos jogos, mas deve perder espaço quando jovem Dele Alli estará recuperado de lesão.

jed-mam/cd/lg/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo