Esporte

Itália e Alemanha repetem duelo épico da Euro em amistoso

14/11/2016 16h52

Milão, 14 Nov 2016 (AFP) - Pouco mais de quatro meses depois de ser eliminada da Eurocopa depois de uma disputa de pênaltis interminável, a seleção italiana volta a enfrentar a Alemanha nesta terça-feira, em amistoso de gala disputado em Milão, mais uma edição de um dos maiores clássicos do futebol mundial.

Apesar de a 'Mannschaft' ter saído vitoriosa desse duelo épico de quartas de final, a derrota para a anfitriã França na semi (2-0) deixou um gosto amargo aos campeões mundiais.

A Itália, por outro lado, saiu fortalecida de um torneio no qual não se esperava muito dela, com direito a vitória sobre a então bicampeã europeia Espanha (2-0) nas oitavas.

Com a saída já anunciada de Antonio Conte para o Chelsea ao final da Euro, coube a Giampiero Ventura continuar o projeto de reformulação da 'Nazionale' iniciado depois do fracasso da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, com eliminação na primeira fase.

Para a Alemanha, nada de mudança. Joachim Löw continua firme e forte depois de dez anos no cargo, com a mesma base que conquistou o tetracampeonato no Maracanã.

As duas seleções disputam em Milão a última partida do ano, depois de vencer de goleada partidas fáceis válidas pelas eliminatórias do Mundial de 2018, com 8-0 alemão diante de San Marino e 4 a 0 italiano contra Liechtenstein.

Ventura, que tenta entrosar novos jogadores em uma seleção bastante rejuvenescida, confessou que teria preferido enfrentar outro adversário.

O técnico de 68 anos comparou o duelo com os campeões mundiais com uma "tese de doutorado" para jovens estudantes.

"Não é o melhor adversário para se enfrentar para colocar jovens para jogar. Aqui, na Itália, se um jovem falhar em um jogo, corre risco de pagar o preço durante longos meses", alertou.

Coliseu e VaticanoAcostumada a crescer quando chega desacreditada em grandes competições, a Itália não costuma render bem em amistosos. Em março, foi goleada por 4 a 1 pela própria 'Mannschaft'.

A estreia de Ventura no comando da 'Nazionale' também foi um amistoso, com outra derrota contundente: 3-1 para a França.

"Não tenho medo de levar uma surra, mas contra a Alemanha, que é a seleção melhor organizada no mundo, não é oportuno fazer experimentos", resumiu.

Ou seja: promessas, como o atacante Belotti, do Torino, ou o zagueiro Romagnoli, do Milan, que jogará em casa no estádio San Siro, devem ter a companhia de jogadores mais rodados, como Bonucci, Candreva ou Buffon.

Aos 38 anos, Gianluigi Buffon vai igualar a marca do também goleiro Iker Casillas, da Espanha, para integrar o top 5 dos jogadores que mais jogaram pelas suas seleções, comando 167 partidas.

A Itália divide a liderança do grupo G das eliminatórias com a Espanha, que tem saldo de gols superior, por isso deve lutar até o fim pela classificação direta ao Mundial da Rússia.

Já a Alemanha encara o clássico com espírito bem mais leve, ostentando 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos no grupo C, 16 gols marcados e nenhum sofrido.

Depois do passeio contra San Marino, os comandados de Joachim Löw aproveitaram para fazer turismo na vizinha Itália.

No domingo, os jogadores visitaram o Coliseu, em Roma, antes de subir a colina do Janículo para admirar a vista da capital italiana.

Nesta segunda-feira, antes de embarcar para Milão, foram recebidos no Vaticano pelo Papa Francisco, conhecido por ser apaixonado por futebol.

O sumo pontífice elogiou os alemães pelo "espírito de equipe", sem guardar mágoas contra os carrascos do da seleção do seu país, a Argentina, na final da Copa do Mundo de 2014.

Löw descreveu a audiência como "uma oportunidade extraordinária" para os jogadores, que também poderão aproveitar o amistoso contra a Itália para finalmente ter um adversário à altura, depois de uma sequência tranquila nas eliminatórias.

"A diferença em relação à Eurocopa é que os jogadores de ambas as equipes vão ser liberados da pressão de disputar um jogo de mata-mata e acho que teremos um jogo mais aberto e mais ofensivo", avisou o treinador.

stt-cpb/lrb/lg/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo