Esporte

FIFA abre processo disciplinar contra Gales e Irlanda do Norte por uso de papoula

23/11/2016 16h47

Londres, 23 Nov 2016 (AFP) - A Fifa abriu um processo disciplinar contra País de Gales e Irlanda do Norte por homenagear com a tradicional flor de papoula o Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, em jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo-2018, anunciou a entidade nesta quarta-feira.

As duas federações, que apresentaram recurso, optaram por não permitir aos jogadores o uso de braçadeiras pretas adornadas com o símbolo da papoula, como haviam feito Inglaterra e Escócia, que também encaram processo disciplinar na Fifa.

Gales e Irlanda do Norte preferiram colocar coroas de flores ao redor do campo e mosaicos em forma de flor de papoula nos duelos contra Sérvia (1-1) e Azerbaidjão (4-0), respectivamente.

"A Comissão de Disciplina decidiu abrir procedimentos contra as federações da Irlanda do Norte e do País de Gales em relação a alguns incidentes a respeito do uso de símbolos distintivos", explicou a Fifa, citando a lei 4.4 do regulamento, que proíbe qualquer tipo de mensagem de cunho político, religioso ou comercial em suas competições.

O diretor executivo da federação galesa, John Ford, se mostrou decepcionado e surpreso com a abertura de um processo disciplinar.

"Nossa intenção era mostrar nosso respeito pelo fim de semana de homenagem ao Armistício da Primeira Guerra Mundial", declarou Ford.

"Pensamos que agimos de maneira correta e adequada. Estamos decepcionados pelo fato de umas das acusações se referir aos torcedores que tinham papoulas nas arquibancadas", continuou o dirigente galês.

A federação da Irlanda do Norte também informou que recorreria ao processo.

Nos países do Reino Unido, é tradição usar na lapela uma flor vermelha de papoula para homenagear os soldados mortos e feridos durante a guerra. O "poppy" é usado de final de outubro até 11 de novembro, dia da assinatura do Armistício de Compiègne, que encerrou as hostilidades da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

Caso condenadas, as federações poderão ser punidas com o pagamento de multas ou até com perda de pontos nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018.

thw-cd/rsc/pm/am/lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo