Esporte

Russa Tatyana Chernova perde título mundial do heptatlo

29/11/2016 17h39

Lausana, Suíça, 29 Nov 2016 (AFP) - A atleta russa Tatyana Chernova foi suspensa nesta terça-feira pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) por causa de importantes anomalias do perfil sanguíneo apresentadas no seu passaporte biológico e teve seu título mundial de Heptatlo conquistado em 2011 retirado.

Chernova, de 28 anos, levou gancho de três anos e oito meses, sanção a ser aplicada a partir do dia 5 de fevereiro, tirando os dois anos que já cumpriu de julho de 2013 a julho de 2015, após ser condenada pela Agência Russa Antidoping (Rusada).

Todos os resultados obtidos pela russa de 15 de agosto de 2011 a 22 de julho de 2013 são cancelados, inclusive o título mundial conquistado em Daegu-2011 e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Chernova já havia sido punida antes mesmo dessas conquistas, por ser flagrada por uso de esteroides durante o Mundial de 2009.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) havia pedido para que o TAS emita um veredito para puni-la por ambas as infrações (uso de esteroides e anomalias no passaporte biológico).

O TAS informou que ainda cabe recurso, já que julgo o caso em primeira instância, a pedido da IAAF, por causa da suspensão da Federação Russa de Atletismo.

Outras duas atletas foram punidas, também por conta de anomalias no passaporte biológico, as meia-fundistas Ekaterina Sharmina (medalhista de prata dos 1.500 m no campeonato europeu indoor em 2011), e Kristina Ugarova, outra corredora de 1.500 m.

O mega escândalo de doping estatal tirou praticamente toda a delegação de atletismo da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, por conta das denúncias do relatório McLaren, cuja segunda parte será divulgada no dia 9 de dezembro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo