Esporte

Clássico Barça-Real e duelo pela liderança City-Chelsea agitam futebol europeu

02/12/2016 14h26

Paris, 2 dez 2016 (AFP) - Como a cada 'El Clásico', o duelo entre Barcelona e Real Madrid deste sábado promete atrair todas as atenções dos fãs do futebol no mundo, em mais um duelo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, enquanto Chelsea e Manchester City se enfrentam na Premier League em confronto que vale a liderança da competição.

Mesmo se todos os olhares estarão voltados para o Camp Nou no sábado, as outras Ligas europeias não param.

Líder do Campeonato Inglês, o Chelsea precisará segurar o ímpeto do City de Pep Guardiola, que tentará arrebatar das mãos dos 'Blues' o primeiro lugar.

Também haverá clássico na Itália, mais precisamente na capital, onde Roma e Lazio, segunda e quarta colocadas, respectivamente, duelam pela chance de se aproximar da líder Juventus.

Na Alemanha, o Bayern de Munique dará sequência a inesperada caça ao pequeno Leipzig, surpreendente líder da Bundesliga.

Na França, o Paris Saint-Germain fará o mesmo com o Nice, que tenta se segurar na ponta da tabela, mas também precisa ficar de olho no Monaco e no Lyon, duas equipes que vêm subindo de produção nas últimas rodadas.

- Real pode levar Barça à nocaute -No duelo entre os dois 'pesos pesados' do futebol espanhol, marcado para este sábado no Camp Nou, o Real terá a oportunidade de levar à lona o Barcelona com uma vitória no campo do arquirrival.

Os 'merengues' chegam ao clássico com seis pontos de vantagem sobre os catalães, vice-líderes empatados com o Sevilla (3º), e uma vitória praticamente os deixaria fora de alcance do atual campeão.

Os comandados de Zinedine Zidane vivem ótimo momento, com 32 jogos de invencibilidade em todas as competições e seis vitórias seguidas na Liga Espanhola, com direito a triunfo no dérbi madrilenho contra o Atlético de Madri (3-0).

Apesar da melhor fase, é difícil apontar o Real Madrid como favorito contra o Barcelona, que poderá contar com a volta de seu maestro no meio de campo, Andrés Iniesta, enquanto o time madrilenho não terá o atacante galês Gareth Bale, fora dos gramados por 4 meses com lesão no tornozelo.

Com Iniesta de volta e o poderoso trio 'MSN' (Messi-Suárez-Neymar) no ataque, o técnico Luis Enrique espera acabar com a seca de vitórias, tendo empatado os últimos três jogos disputados em todas as competições.

Enquanto Barça e Real duelam na Catalunha, Sevilla (3º) e Atlético de Madri (4º) estarão torcendo por tropeços dos favoritos ao título para subir na tabela.

O Sevilla terá pela frente o lanterninha da competição fora de casa, o Granada, enquanto o Atlético receberá no Vicente Calderón o Espanyol (12º).

- City-Chelsea, duelo de favoritos -Invencível desde início de outubro, o líder Chelsea terá seu primeiro grande teste neste sábado contra o Manchester City de Guardiola: o vencedor poderia sair do confronto com o rótulo de 'favorito ao título'.

Antes da disputa da 14ª rodada do Campeonato Inglês, porém, as tendências nas duas equipes não são as mesmas.

Antonio Conte e time londrino viveram dois últimos meses de sonho. Após a vitória suada sobre o rival da capital Tottenham (2-1), os 'Blues' chegaram à sétima vitória seguida, com 19 gols marcados e apenas um sofrido.

Do outro lado do campo estará Guardiola e o City, que, após um início de novembro perfeito, não conseguiram manter o ritmo. Desde início de novembro, os 'Citizens' somam três vitórias, três empates e uma derrota. Ou seja, 12 pontos somados em um período em que o Chelsea acumulou 21 pontos.

Com isso, o clube londrino assumiu a liderança da Premier League com um ponto a mais que Liverpool (2º) e City (3º).

Nas outras partidas da 14ª rodada do Campeonato Inglês, o Liverpool visitará o Bournemouth no domingo tentando aproveitar um tropeço do Chelsea para assumir a ponta da tabela.

o Arsenal (4º), que sofre com recentes lesões no elenco (Bellerin, Cazorla, Debuchy, Giroud), viaja para enfrentar no domingo o West Ham com o objetivo de se manter colado no trio de líderes.

Já o Tottenham (5º) tentará no sábado dar um fim à má fase contra o fraco Swansea (19º), enquanto o Manchester United (6º) de José Mourinho, vindo de grande vitória na Copa da Liga inglesa sobre o West Ham (4-1), tentará dar continuidade ao bom jogo apresentado no Campeonato Inglês contra o Everton.

- Bayern de olho em tropeço do Leipzig -Relegado a um inesperado segundo lugar no Campeonato Alemão, atrás do RB Leipzig, o Bayern de Munique não quer mais se permitir tropeços e fazem questão de provar diante do Mainz, que recolocaram sua máquina de vitórias nos eixos, depois de um mês de novembro de altos e baixos.

A três pontos do surpreendente líder, o clube de Munique não está acostumado a ver alguém acima de si na tabela e os comandados do técnico Carlo Ancelotti terão também que torcer para que o Leipzig sofra diante do Schalke (8º), que vem de 5 vitórias seguidas na Bundesliga.

Contudo, o triunfo da semana passada sobre o Bayer Leverkusen deu um pouco de sossego ao Bayern, só que mais pelo resultado do que pelo futebol apresentado. "Não jogamos bem e isso deve melhorar. Vencemos contra o Leverkusen no detalhe, mas perdemos a elegância que tínhamos, nos falta ritmo".

Para voltar a brilhar, o Bayern aposta na recuperação do atacante Thomas Muller, que não marca um gol há 12 jogos. A esta altura da competição, na temporada passada, Muller já havia balançado as redes 11 vezes.

Na parte de baixo da tabela, o Werder Bremen (16º) e o Ingolstadt (17º) protagonizam um duelo decisivo para escapar da zona de rebaixamento.

- PSG sem freio busca liderança -Após um início ruim de Campeonato Francês, o atual tetracampeão Paris Saint-Germain vem atropelando seus adversários na competição e buscará neste sábado uma sexta vitória seguida, desta vez contra o Montpellier, para possivelmente assumir a liderança da competição.

O PSG aparece na segunda colocação com 35 pontos, um a menos que o líder Nice, e vem em uma acendente impressionante, tirando o atraso para os principais rivais.

Já o Nice, que vem caindo de produção após um início fulminante, se mantém no topo da tabela e precisará vencer o Toulouse (8º) se quiser continuar à frente do gigante da capital.

Na terceira colocação aparece o Monaco, dono do melhor ataque da competição (44 gols em 15 jogos) e que encara no sábado o Bastia (16º), com cara de outra goleada à vista.

Outra equipe que vem mostrando apurado faro de gol é o Lyon. Assim como o PSG, os tradicionais lioneses demoraram para engrenar na Ligue 1, mas, após quatro vitórias nos últimos cinco jogos, subiram para o 4º lugar. Agora, tentarão continuar escalando a tabela com uma vitória no sábado diante do Metz (12º).

- Roma x Lazio pela vice-liderança -Na Itália, a líder Juventus tentará esquecer a surpreendente derrota do último fim de semana para o Genoa (3-1). Para isso, nada como uma vitória no sábado sobre o bom Atalanta, uma equipe em ascensão na Serie A e que aparece na 5ª colocação na tabela.

O grandes destaque do fim de semana, porém, será o clássico da capital entre Roma, vice-líder a quatro pontos da Juve, e Lazio, 4ª colocada a apenas um ponto da arquirrival.

"É a partida do ano, uma rivalidade que pode fazer você sentir orgulho e zoar o adversário durante o ano todo", explicou à AFP Giulio Lucarelli, proprietário do restaurante Core de Roma, um santuário dedicado à Roma, situado em frente a casa onde cresceu o lendário Francesco Totti.

Ninguém disputou mais clássicos romanos do que "Il Capitano" (41), nem vencido tantos (15), nem perdido tantos (15), nem marcado tantos gols (11).

O clássico será disputado no domingo, mas quem abrirá a 16ª rodada será o duelo entre Napoli (7º) e Inter de Milão (8º), duas equipes que tentam deixar a crise de resultados de lado e voltar à parte de cima da tabela.

- Jogos de destaque deste fim de semana nos campeonatos europeus:

.Campeonato Alemão (13ª rodada):

- Sexta-feira:

(17h30) Mainz - Bayern de Munique

- Sábado:

(12h30) Borussia Dortmund - B. Moenchengladbach

Wolfsburg - Hertha Berlim

(15h30) RB Leipzig - Schalke 04

.Campeonato Inglês (14ª rodada):

- Sábado:

(10h30) Manchester City - Chelsea

(13h00) Sunderland - Leicester

Tottenham - Swansea City

(15h30) West Ham - Arsenal

- Domingo:

(11h30) AFC Bournemouth - Liverpool

(14h00) Everton - Manchester United

.Campeonato Espanhol (14ª rodada):

- Sábado:

(10h00) Granada - Sevilla

(13h15) Barcelona - Real Madrid

(15h30) Leganés - Villarreal

(17h45) Atlético de Madrid - Espanyol

.Campeonato Francês (16ª rodada):

- Sábado:

(14h00) Montpellier - Paris SG

(17h00) Metz - Lyon

Monaco - Bastia

- Domingo:

(14h00) Olympique de Marselha - Nancy

(17h45) Nice - Toulouse

.Campeonato Italiano (15ª rodada):

- Sexta-feira:

(17h45) Napoli - Inter

- Sábado:

(17h45) Juventus - Atalanta

- Domingo:

(09h30) Milan - Crotone

(12h00) Lazio - Roma

(17h45) Fiorentina - Palermo

- Segunda-feira:

(16h00) Chievo - Genoa

(18h00) Udinese - Bologna

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo