Esporte

Messi-Ronaldo e outros duelos de peso do clássico Real x Barcelona

02/12/2016 17h18

Barcelona, 2 dez 2016 (AFP) - Choques de alta voltagem no Camp Nou: o clássico do Campeonato Espanhol entre Barcelona e Real Madrid promete uma série de duelos estratosféricos neste sábado, começando pela inevitável guerra de estrelas entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

- Messi-Ronaldo, choque interestelar -A dez dias da entrega da Bola de Ouro-2016, o mundo do futebol não poderia sonhar com um confronto mais brilhante: Messi, cinco vezes vencedor do troféu, contra Cristiano Ronaldo, tricampeão.

Entre eles, a rivalidade esportiva, econômica e simbólica alcança níveis inéditos, ao ponto de aglomerarem entre eles todas as Bolas de Ouro desde 2008. Apesar do respeito mútuo fora de campo, dentro das quatro linhas a luta entre ambos é continua.

Messi conquistou os títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei em maio, mas Cristiano respondeu erguendo a taça da Liga dos Campeões. Em junho, o argentino chegou (e perdeu) à final da Copa América, enquanto o português chegou (e ganhou) à decisão da Eurocopa-2016, em julho.

Resumindo, como diz o técnico do Real, Zinedine Zidane, é complicado decidir.

"Aconteça o que acontecer, são dois jogadores excepcionais, cada um a sua maneira", declarou o francês na quarta-feira, sem perder a oportunidade de elogiar seu craque.

"Cristiano está fazendo coisas incríveis. Espero que siga mostrando neste sábado do que é capaz", completou.

No Campeonato Espanhol, CR7 é o atual artilheiro da competição com 10 gols, apenas um a mais que Messi. O argentino, porém, é o artilheiro histórico do clássico (21 gols), bem à frente de Cristiano (16).

- Iniesta-Isco, aceleradores de partículas -Com Andrés Iniesta (32 anos) e Francisco Alarcón "Isco" (24), Barça e Real Madrid dispõe de dois grandes passadores para o clássico.

Isco chegou até a ser apresentado com o sucessor de 'Don Andrés' na seleção espanhola: ambos sabem acelerar o jogo e dar encontrar passes improváveis em campo.

No Real Madrid desde 2013, quando foi comprado junto ao Málaga por 30 milhões de euros, Isco não é sempre titular, mas, com a lesão de Gareth Bale, terá a chance de ser titular no clássico, depois de grande atuação no dérbi madrilenho diante do Atlético de Madri (3-0), em meados de novembro.

"Ele foi fenomenal, não perdeu nenhuma bola no primeiro tempo. Sua melhor posição é logo atrás de Cristiano", comentou Zidane após a partida.

Por sua vez, Iniesta sofreu em finais de outubro uma grave lesão nos ligamentos no joelho direito, mas, na base do trabalho árduo, estará à disposição para o jogo de sábado, tendo em vista que é o jogador mais experiente em clássicos (33 jogos) de todos os atletas de ambos os elencos.

"Ele já está com a gente e está em perfeitas condições", comemorou na terça-feira o técnico Luis Enrique, que recupera assim ao mesmo tempo seu capitão e maestro do meio de campo.

Resta saber se Iniesta terá condições físicas suficientes para aguentar o ritmo de uma partida intensa com o clássico.

- Piqué-Ramos, estrelas gêmeas -Na seleção espanhola, Gerard Piqué e Sergio Ramos formam um das zagas mais sólidas do mundo: seguros no mano a mano, eficientes na saída de bola, fortes no jogo aéreo.

E, quando chega o clássico, os dois homens se mostram tão cúmplices quanto piadistas.

Nas últimas semanas, os dois zagueiros estiveram lesionados devido à torções de joelho (Ramos) e tornozelo (Piqué), mas se incentivaram para voltar a campo a tempo de disputar o clássico em conversas pelo Twitter, contando com a participação de Iniesta.

"Contamos com você também, é claro!Isso sim, mas os três pontos ficam com a gente", escreveu Ramos a Piqué. "Então estaremos todos em campo, que vença o melhor!", respondeu o catalão.

E, caso a partida for decidida no jogo aéreo, os dois estarão na área para se impôr no céu do clássico.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo