Esporte

Nico Rosberg, campeão do mundo de F1, surpreende e anuncia fim da carreira

02/12/2016 16h45

Berlim, 2 dez 2016 (AFP) - O campeão do mundo de Fórmula 1, Nico Rosberg, decidiu encerrar a carreira e abandonar o automobilismo, anunciou nesta sexta-feira, apenas cinco dias depois de conquistar o título mundial.

Em Suzuka, quando o título se aproximava, "comecei a pensar na ideia de abandonar a carreira no automobilismo", escreveu o alemão, de 31 anos, em sua página do Facebook.

"No domingo pela manhã em Abu Dhabi sabia que poderia ser minha última corrida (...) Na segunda-feira à noite tomei a decisão definitiva de dar esse passo", prosseguiu o piloto, que divulgou sua decisão nesta sexta-feira em Viena, antes da cerimônia de premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Rosberg se converte, assim, no primeiro campeão mundial a se aposentar depois do título desde o francês Alain Prost, em 1993. "Estou no topo, a ascensão foi muito dura, então sinto que é um bom momento", explicou Rosberg, de 31 anos, pai de uma filha pequena.

Seu anúncio, nesta sexta-feira em uma coletiva de imprensa, foi feito antes da cerimônia de entrega dos prêmios da FIA, diante de jornalistas chocados, já que não havia ocorrido nenhum vazamento desta informação.

"É uma decisão valente que demonstra a força do caráter de Rosberg", reagiu o chefe da Mercedes, Toto Wolff, em um comunicado divulgado pela escuderia tricampeã do mundo.

- Sonho realizado -"Durante 25 anos, era meu único sonho, ser campeão mundial. Eu consegui", disse o piloto alemão. As decepções das temporadas anteriores "me deram níveis de motivação que eu nunca havia sentido antes. E, é claro, isso teve um impacto em todos os que amo. (...) Nunca terei palavras suficientes para agradecer a minha esposa Vivian", disse.

"Estes esforços, estes sacrifícios foram de toda uma família, que fez todo o necessário para conseguir o objetivo. Ela (Vivian) entendeu que este era o ano certo e criou todas as condições para que eu me recuperasse após cada corrida, lidando com nossa filha pequena todas as noites, organizando tudo quando era difícil", continuou o alemão.

Wolff foi informado da decisão de Rosberg na segunda-feira, pouco depois de o piloto contar a notícia para sua esposa.

Rosberg disputou 206 Grandes Prêmios de F1 desde sua estreia no Bahrein, em 2006, e venceu 23 deles (9 nesta temporada), além de conquistar 30 poles (oito delas em 2016) e 20 melhores voltas em corridas.

O alemão se uniu no domingo na lista de campeões da Fórmula 1 ao seu pai Keke, que venceu em 1982 com a Williams.

A Mercedes tentará agora encontrar um substituto para Rosberg. O jovem Pascal Wehrlein, que fez sua primeira temporada da Fórmula 1 com a Manor, é uma das possibilidades, mas não é descartada outra surpresa ao término da temporada mais longa (21 grandes prêmios) e mais dura da história da Fórmula 1 desde 1950.

Com a saída de Rosberg, a Mercedes não precisar gerir por mais um o relacionamento difícil que o piloto alemão tinha com o companheiro de equipe, o britânico Lewis Hamilton.

Hamilton afirmou nesta sexta-feira estar "triste", mas não surpreso com o anúncio da aposentadoria do companheiro.

"Sou provavelmente uma das poucas pessoas que não se surpreenderam com a notícia, porque o conheço há tanto tempo", declarou o britânico ao site autosport.com.

Já o astro do atletismo, o jamaicano Usain Bolt, não escondeu a perplexidade: "Não o entendo. Todo mundo tem motivos e razões para tudo, mas com isso eu não sei. Suponho que ele teve o sentimento de que conquistou tudo que queria".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo