Topo

Bósnio da Lazio causa polêmica por declarações racistas depois do clássico romano

04/12/2016 20h19

Roma, 4 dez 2016 (AFP) - O meia bósnio Senad Lulic, da Lazio, causou uma grande polêmica na Itália por causa de declarações racistas contra o alemão de origem serra-leonesa Antonio Rüdiger, da Roma, depois da derrota por 2 a 0 no clássico deste domingo.

"Rüdiger já falava muito antes do jogo. Há dois anos, ele vendia meias e cintos em Stuttgart. Agora, já está achando que é um fenômeno", disparou Lulic em entrevista ao canal italiano Mediaset logo depois da partida.

As declarações geraram revolta de internautas nas redes sociais, o que deixou o bósnio ainda mais irritado poucos minutos depois, quando foi perguntado sobre essa repercussão na zona mista.

"Não quero mais falar sobre isso. Às vezes falamos coisas que não deveríamos no calor do mundo. Vou ter que pedir desculpas a Rüdiger? Como assim? Brancos também vendem meias", rebateu.

Arturo Diaconale, diretor de comunidação da Lazio, teve uma atitude mais nobre, pedindo desculpas da parte do clube depois da entrevista coletiva dos técnicos.

"Quero pedir desculpas em nome do clube e de Luluc. Foram palavras pronunciadas no calor do momento por um jogador que acabava de perder um clássico que era muito importante para ele", afirmou o dirigente.

"Essa polêmica ultrapassa os limites e foi causada por declarações anteriores de Rüdiger, mas queremos que a Lazio seja um modelo de correção", completou.

Rüdiger já foi alvo de racismo no ano passado, em caso que resultou na demissão do ex-jogador Stefano Eranio do posto de comentarista da televisão suíça RSI.

"Jogadores de cor que jogam na defesa cometem esse tipo de erro porque não estão concentrados. São fortes fisicamente, mas cometem erros na hora de pensar antes de jogar", tinha afirmado o ex-meia do Milan e do Genoa.

Rüdiger, de 23 anos, nasceu em Berlim, de um pai alemão e uma mãe serra-leonesa, e já defendeu 11 vezes a 'Mannschaft'.

Já Lulic é ídolo da torcida da Lazio por ter anotar o único gol da vitória por 1 a 0 sobre a Roma na final da Copa da Itália de 2013, última vitória do seu time no dérbi da capital.