Esporte

Europa domina América do Sul na galeria de títulos do Mundial de Clubes

AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI
Barcelona, que venceu o River Plate em 2015, é o atual campeão mundial Imagem: AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI

Da AFP, em Paris (França)

07/12/2016 15h40

Com maior poder financeiro no futebol moderno, a Europa fez prevalecer a lógica no Mundial de Clubes, conquistando 8 dos 12 títulos disputados desde a primeira edição, em 2000, no Brasil.

A 13ª edição começa nesta terça-feira e o Velho Continente chega novamente com grande favoritismo, representado pelo Real Madrid, recordista de títulos na Liga dos Campeões.

O último clube não europeu que se sagrou campeão mundial foi o Corinthians, então comandado por Tite, atual técnico da seleção brasileira, com vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, em 2012.

Apenas duas edições não tiveram confrontos entre representantes da Europa e da América do Sul na decisão: em 2010, quando o TP Mazembe eliminou o Internacional na semi e acabou perdendo para a Inter de Milão, e em 2013, quando o Atlético foi vítima do Raja Casablanca, derrotado na final pelo Bayern de Munique.

Antes do formato com times de todos os continentes, que começou em 2005, depois de um torneio experimental em 2000, o título mundial era decidido na Copa Intercontinental, de 1960 a 2004.

O equilíbrio entre Europa e América do Sul era bem maior, inclusive com leve vantagem dos time de países membros da Conmebol (22 títulos contra 21 da Uefa).

Se levar em conta os países, o Brasil lidera o ranking junto com a Espanha, com quatro títulos cada, mas o Real Madrid pode mudar essa história.

Quer receber notícias de futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo