Esporte

Infantino defende Copa do Mundo com 48 equipes em 16 grupos de 3

07/12/2016 16h18

Lausana, Suíça, 7 dez 2016 (AFP) - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, planeja agora mudar o formato da Copa do Mundo para 48 seleções, distribuídas em 16 grupos de 3 equipes, a partir da edição de 2026, segundo informou à AFP uma fonte interna da Fifa.

Infantino, que vinha propondo uma Copa do Mundo com 48 seleções, mas com uma fase de grupos clássica, com 32 equipes, e repescagem no país-sede, submeterá a nova proposta na próxima reunião do Conselho da Fifa, nos dias 9 e 10 de janeiro, em Zurique.

Uma carta apresentando este novo formato deve ser enviada nesta quarta-feira aos membros do Conselho da Fifa, informou uma fonte interna.

De acordo com o novo formato, "cada equipe classificada disputaria assim pelo menos dois jogos da fase de grupos. Os dois primeiros de cada chave estarão classificados à fase seguinte", explicou a mesma fonte, afirmando que esta fórmula "é a preferida do presidente Infantino".

Várias propostas serão submetidas ao voto dos membros do Conselho, em 9 e 10 de janeiro: a manutenção do formato atual, com uma fase final de 32 times, a mudança para uma Copa do Mundo de 40 ou 48 seleções.

- Mundial de Clubes ampliado -Infantino, ex-braço direito de Michel Platini na Uefa, lembrou recentemente que era favorável no futuro a uma Copa do Mundo sediada em vários países, o que permitiria repartir por vários locais as infraestruturas necessárias.

"Não queremos elefantes brancos. Queremos equipamentos duráveis", afirmou.

Sob o comando de Platini e Infantino, na época secretário-geral, a Uefa mudou o formato da Eurocopa-2016, disputada na França, de 16 para 24 seleções. No 60º aniversário da competição continental, a Euro-2020 será sediada em 13 países.

Para explicitar seus projetos e colher as opiniões das federações, Infantino deu início em 23 de novembro, em Paris, a uma série de "11 cúpulas executivas do futebol", que serão realizadas em cinco outras cidades (Singapura, Miami, Doha, Addis Abeba, Londres) até março de 2017.

"A conclusão da opinião das federações presentes é que todos querem uma ampliação" da Copa do Mundo.

Infantino também tem planos grandiosos para o Mundial de Clubes da Fifa. O dirigente quer que a competição, que atualmente é disputada por 7 equipes e reúne os campeões continentais e o campeão do país-sede, passe para 32 clubes e seja realizada em junho, e não dezembro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo