Esporte

Sete clubes encaram Mundial de Clubes com a Chapecoense em mente

07/12/2016 17h43

Osaka, Japão, 7 dez 2016 (AFP) - Começa nesta quinta-feira no Japão o Mundial de Clube da Fifa, com sete clubes que aspiram conquistar o título de melhor equipe do mundo, e todos com a lembrança das vítimas do acidente de avião da Chapecoense na mente.

Quem mais terá presente a lembrança das 71 vítimas do acidente de avião ocorrido em território colombiano na noite de 28 de novembro será o Atlético Nacional, que seria o adversário da Chapecoense na primeira partida da final da Copa Sul-Americana, em Medellín.

Apenas três jogadores do pequeno clube de Chapecó que viajava a Medellín sobreviveram à queda da aeronave, além de um jornalista e dois membros da tripulação.

O Atlético Nacional se mobilizou desde o primeiro momento, com mensagens de apoio e homenagens às vítimas, culminado em uma grande festa no estádio Atanasio Girardot, que ficou lotado de torcedores vestidos de branco no momento em que seria disputada a partida, para recordar dos falecidos no trágico acidente.

O clube colombiano também pediu que o título da Sul-Americana fosse entregue ao rival, o que a Conmebol acabou aceitando. E, em outra mostra de grandeza, o Atlético proclamou a equipe brasileira "campeã imortal".

Em sua primeira partida pós-tragédia, pelas quartas de final do Campeonato Colombiano, o Atlético Nacional se vestiu de preto, em sinal de luto, com o escudo da Chapecoense na braçadeira, e derrotou o Millionarios, chegando à semifinal da competição.

- Tributo aos companheiros -"A vitória é a melhor maneira de homenagear os companheiros da Chapecoense", declarou o técnico Reinaldo Rueda. Um estado de ânimo que os jogadores do campeão colombiano levarão também ao Mundial de Clubes, torneio no qual estreiam nas semifinais em 14 de dezembro contra um adversário a definir.

As mostras de carinho e as homenagens à Chapecoense chegaram de todos os lados do planeta, com minutos de silêncio sendo respeitados em todos os jogos e vários monumentos mundialmente conhecidos se iluminaram na cor verde do clube catarinense.

Além da Colômbia time 'Verdolaga' contará certamente com a torcida de muitos brasileiros no Mundial.

Outro participante do Mundial de Clubes, o América mexicano, também ofereceu sua homenagem particular no último domingo, antes da partida contra o Necaxa, quando as arquibancadas do Estádio Azteca se iluminaram com as luzes dos celulares dos 80.000 espectadores presentes no local.

Na camisa, na altura do peito, as 'Águias' exibiram o escudo da Chapecoense com a frase #FORÇACHAPE e cada jogador usou uma braçadeira preta.

No sábado, antes do clássico do futebol espanhol, os jogadores de Barcelona e Real Madrid posaram juntos com a mensagem #FuerzaChapecoense.

Dois mitos da história do Real, Emilio Butragueño e o brasileiro Roberto Carlos, participaram da homenagem realizada na embaixada do Brasil em Madri representando o clube 'merengue'.

As mostras de solidariedade ainda continuam, mais de uma semana após o acidente, e a Uefa pediu que um minuto de silêncio fosse respeitado em todos os jogados da última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, na terça-feira e nesta quarta.

A Fifa, organizadora do Mundial de Clubes, ainda não anunciou se realizará algum tipo de homenagem durante o torneio no Japão, que começa nesta quinta-feira com a partida da fase preliminar entre o Auckland City, da Nova Zelândia, e o local Kashima Antlers.

O vencedor enfrentará no domingo nas quartas de final o sul-africano Mamelodi Sundowns, em um duelo que definirá o adversário do Atlético Nacional nas semifinais (14 de dezembro).

Do outro lado da chave, o sul-coreano Jeonbuk Hyundai e o América, do México, se enfrentam no domingo pelo direito de encarar o favorito Real Madrid nas semis (15 de dezembro).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo