Esporte

Rodtchenkov, o espião que denunciou o esquema de doping na Rússia

09/12/2016 12h49

Londres, 9 dez 2016 (AFP) - O ex-diretor do laboratório antidoping de Moscou, Grigori Rodtchenkov, cujas revelações motivaram a investigação de Richard McLaren, era também membro do FSB, órgão dos serviços secretos da Rússia, de acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira.

"O emprego secundário do Dr. Rodtchenkov como agente do FSB, posição que ocupou no momento em que assumiu a diretoria do laboratório de Moscou, em 2007, era um elemento essencial nos planos" de estabelecer um programa de doping de Estado na Rússia, explica o relatório.

"Ele recebeu ordens de transmitir informações sobre os acontecimentos em curso nos laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e relatar tudo que acontecia em seu laboratório, ao mesmo tempo em que adiantava as próprias pesquisas científicas", detalha o texto.

Seu conhecimento das capacidades dos outros laboratórios contribuiu para a evolução do "esquema de doping" na Rússia.

Foram preparados, por exemplo, coquetéis de produtos dopantes, cuja janela de detecção era mais curta que o necessário em laboratórios credenciados pela Wada.

O fato de Rodtchenkov ter atuado como agente dos serviços secretos surpreende quando se sabe que foi justamente o ex-diretor que denunciou todo o esquema, virando 'agente duplo' ao fugir para os Estados Unidos.

Suas revelações ao New York Times motivaram a investigação de McLaren, que acabou evidenciando o envolvimento do FSB.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo