Esporte

Rússia nega existência de programa de doping de Estado

09/12/2016 13h27

Moscou, 9 dez 2016 (AFP) - O ministério dos Esportes da Rússia negou nesta sexta-feira a existência de um programa de doping de Estado, após a divulgação da versão final do relatório McLaren, que denuncia um esquema institucionalizado com envolvimento de mais de mil atletas de 2011 a 2015.

"O ministério dos Esportes da Rússia nega qualquer programa de apoio governamental ao doping e continuará aplicando a política de tolerâncias zero", anunciou o ministério em um comunicado.

Nessa nota oficial, o ministério deixou claro que "estudará com cuidado" as conclusões do relatório, para adotar uma "posição construtiva".

"As autoridades russas competentes estão levando a cabo uma investigação sobre as situações descritas na primeira parte do relatório McLaren e vão fazer o mesmo com a versão final", completou o ministério.

Citado por agência de notícia russas, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que não quer "reagir no calor do momento".

De acordo com o a versão final do relatório, divulgada nesta sexta-feira, em Londres, "existem provas contundentes de um doping institucionalizado de 2011 a 2015" na Rússia.

"Uma conspiração institucional foi implementada, com participação do Ministério dos Esportes e de serviços como a Agência Russa Antidoping (Rusada), o laboratório antidoping de Moscou, junto com o FSB (serviços secretos) para manipular amostras", explicou Richard McLaren, o autor do documento, na entrevista coletiva.

Muitos dirigentes russos foram demitidos depois das revelações da primeira parte do relatório, mas o ministro dos Esportes, Vitaly Mutko, foi promovido ao cargo de vice-primeiro ministro encarregado dos esportes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo