Esporte

Sorteio das oitavas da Champions ameaça promover duelos de gigantes

11/12/2016 14h15

Paris, 11 dez 2016 (AFP) - Com vários favoritos como cabeças de chave e outros pesos pesados do continente terminando em segundo lugar de seus grupos, o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões, nesta segunda-feira, ameaça agendar duelos de gigantes.

Qual líder de grupo terá que enfrentar Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain ou Manchester City? Nenhuma dessas tradicionais potências foi capaz de terminar em primeiro de seus respectivos grupos na fase anterior e todos eles terão que se contentar em jogar fora de casa a partida de volta das oitavas, uma clara desvantagem.

Para os campeões dos grupos, o alto nível da Champions poderá colocar em seus caminhos adversários ingratos.

Quando o Borussia Dortmund empatou aos 44 minutos do segundo tempo da partida contra o Real Madrid (2-2), alguns torcedores espanhóis chegaram a respirar aliviados: os alemães garantiam o primeiro lugar do grupo com esse resultado, e ser segundo era uma vantagem para muitos.

No sorteio desta segunda-feira em Nyon, na Suíça, duas regras são claras: não poderão se enfrentar clubes do mesmo país ou que dividiram a mesma chave na fase de grupos.

O Real Madrid, atual campeão europeu, não poderá enfrentar o Borussia Dortmund, nem os compatriotas Barcelona e Atlético de Madri. Com isso, Cristiano Ronaldo e companhia automaticamente sabem que o adversário será Monaco, Arsenal, Juventus, Napoli ou Leicester.

Destes, a 'Juve', líder do Campeonato Italiano e uma das candidatas ao títulos da Champions, se apresenta como a maior ameaça.

"Eu não gostaria de enfrentar a Juventus", admitiu o técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, que como jogador atuou na equipe de Turim.

- Leicester, a Cinderela? -O Leicester, campeão da Inglaterra, mas que briga na parte de baixo da tabela do campeonato nacional nesta temporada, poderia ser uma adversário bem mais acessível, apesar da grande vitória sobre o Manchester City (4-2), no sábado na Premier League. Mesmo sendo a 'Cinderela' dos 16 classificados às oitavas, os 'Foxes' podem ser perigosos.

Já o Barcelona sabe não enfrentarão nas oitavas Real Madrid, Sevilla ou Manchester City, este último por ter feito parte da chave dos catalães na fase de grupos.

O sorteio, porém, poderá colocar no caminho de Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez potências como Bayern de Munique ou Paris Saint-Germain, ou adversários de menos expressão, como Bayer Leverkusen, Porto ou Benfica.

O técnico do Barça, Luis Enrique, ironizou sua sorte em sorteios ao ser perguntado quem ele achava que seria o adversário nas oitavas: "Vê quem é o segundo colocado mais difícil e que somou mais pontos e esse será nosso adversário".

Para o Atlético de Madri, atual vice-campeã, os possíveis adversários são os mesmos do Barcelona, com a diferença de que não poderá encarar o Bayern de Munique, mas sim o Manchester City. Um gigante por outro.

-- Clubes que participam do sorteio dos confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões:

Pote 1 (cabeças de chave): Arsenal (ING), Atlético de Madri (ESP), Barcelona (ESP), Borussia Dortmund (ALE), Juventus (ITA), Leicester (ING), Monaco (FRA), Napoli (ITA)

Pote 2: Bayer Leverkusen (ALE), Bayern de Munique (ALE), Benfica (POR), Manchester City (ENG), Paris SG (FRA), Porto (POR), Real Madrid (ESP), Sevilla (ESP).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo