Esporte

CR7 se aproxima da Bola de Ouro, um prêmio a um grande ano

12/12/2016 13h54

Paris, 12 dez 2016 (AFP) - Campeão europeu com clube e seleção neste ano, o craque do Real Madrid e de Portugal Cristiano Ronaldo parece ter tudo a seu favor para ser premiado nesta segunda-feira com sua quarta Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, superando o argentino Lionel Messi.

"Não há ninguém melhor do que Cristiano Ronaldo para a Bola de Ouro. Ele teve um ano maravilhoso, seus sucessos na temporada são incomparáveis. Além disso, ele deu mostras de uma determinação e uma garra para ser o melhor, que fazem dele ainda mais forte do que antes", afirmou ao jornal Marca o lendário ex-técnico Sir Alex Ferguson, que comandou CR7 no Manchester United.

O suspense terminará nesta segunda-feira com o anúncio do vencedor em conjunto pelo diário esportivo L'Équipe e da revista France Football, publicações emblemáticas do esporte francês. Participaram do juri jornalistas especializados de 173 países.

Aos 31 anos, Cristiano Ronaldo não só conquistou a Liga dos Campeões em maio e a Eurocopa em julho, mas também quebrou recordes.

Na Eurocopa da França igualou a marca de Michel Platini (9 gols) como maior artilheiro da história do torneio e se tornou o primeiro jogador a conseguir balançar as redes em quatro fases finais da competição continental.

Também se tornou o jogador com mais jogos disputados em Eurocopas (21), deixando para trás o francês Liliam Thuram e o holandês Edwin van der Sar (16), que dividiam o recorde até então.

Na final da Euro, no Stade de France diante da seleção anfitriã, não conseguiu brilhar como de costume devido à lesão sofrida no primeiro tempo, mas vibrou intensamente com a conquista.

Na carreira de clubes, o 'sex symbol' português e ícone publicitário ostenta o recorde de gols marcados na Liga dos Campeões (96 gols) e terminou como artilheiro do torneio continental pela quarta temporada seguida, com 16 gols em 12 jogos. No conjunto da temporada 2015-16, marcou 35 gols em 36 jogos no Campeonato Espanhol.

- Milão e Saint-Denis -Há semanas, quase todos tem praticamente certeza que Cristiano Ronaldo não tem concorrente real pelos prêmios individuais.

O tapete vermelho que conduz à quarta Bola de Ouro já está preparado para Cristiano Ronaldo, que conquistou o prêmio em 2008 como Manchester United e em 2013 e 2014 no Real Madrid.

Esta provável quarta Bola de Ouro deixaria CR7 a apenas um de distância do grande rival, o argentino Lionel Messi, vencedor do prêmio em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.

O francês Antoine Griezmann, derrotado duas vezes por Cristiano Ronaldo em finais europeias (com o Atlético em Milão na Champions e com a França em Saint-Denis na Eurocopa), admitiu no mês passado que não tinha grandes esperanças de ganhar o prêmio: "A Bola de Ouro é um objetivo para mim, mas será difícil enquanto estiverem na briga esses dois", referindo-se a Cristiano Ronaldo e Messi, hegemônicos na premiação desde 2008.

O último jogador não chamado Cristiano o Lionel a ganhar o prêmio foi o brasileiro Kaká, há quase uma década (2007).

- Escândalo fiscal -A única mancha neste ano para o astro da Ilha da Madeira é seu envolvimento nos últimos dias no escândalo dos "Football Leaks", uma investigação jornalística que acusa Cristiano e outros grandes jogadores de evasão fiscal.

Segundo o consórcio de mídia europeu responsável pela investigação (European Investigative Collaborations, EIC), Ronaldo teria "dissimulado discretamente um total de 149,5 milhões de euros obtidos com patrocínios em paraísos fiscais nos últimos sete anos".

Cristiano Ronaldo "só teria pago 5,6 milhões de euros de impostos desta fortuna, cerca de 4%, sem ser perseguido penalmente por isso", denuncia o EIC.

"Quem não deve, não teme", se defendeu o jogador, que declarou estar tranquilo diante da possibilidade de ser acionado judicialmente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo