Esporte

Clássico catalão e Juve-Roma agitam o fim de semana no futebol europeu

16/12/2016 06h12

Paris, 16 dez 2016 (AFP) - Enquanto o Real Madrid está no Japão para disputar o Mundial de clubes, o Barcelona disputa no domingo o clássico catalão com o Espanyol, em fim de semana marcado também pelo choque entre Juventus e Roma, os dois primeiros colocados do 'Calcio'.

Barcelona não será a única cidade a vibrar com um clássico entre vizinhos: na segunda-feira, será a vez da terra natal dos Beatles ser dividida com o 'dérbi do Mersey' entre Liverpool e Everton.

A Premier League inglesa também promete bastante espetáculo com o duelo de perseguidores entre Arsenal e Manchester City, que pode deixar o Chelsea ainda mais líder.

O mesmo acontece com o choque entre Hertha Berlim e Leipzig, na Alemanha, uma oportunidade para o Bayern voltar a se isolar na liderança.

- Barça lidera caça ao Real -Na sua última partida do ano pela Liga Espanhola, o time catalão tem a oportunidade de reduzir provisoriamente de seis para três pontas a diferença para o líder 'merengue'.

O Real deveria ter enfrentado o Valencia em Mestalla, mas o jogo só foi adiado por conta da participação de Cristiano Ronaldo e companhia ao Mundial.

O certo é que o Barça não tem direito ao erro no Camp Nou, diante de um vizinho que não perde há nove rodadas.

Será o quinto dérbi catalão do ano, sendo que os primeiros três confrontos foram disputados em janeiro, com muita confusão, provocações e lances violentos, tanto na Copa do Rei quanto na Liga Espanhola.

No último confronto entre as duas equipes, em maio, Messi e companhia venceram de goleada (5-0).

O terceiro colocado Sevilla também tentará reduzir a diferença para o Real, mas para isso terá que vencer o clássico andaluz com o Málaga.

Já o Atlético de Madri (6º), que não vence há duas rodadas, recebe o Las Palmas (10º) para tentar voltar ao G4.

- Chelsea de vento em popa -Depois de garantir a décima vitória seguida na Premier League na terça-feira, com vitória sobre o Sunderland, os 'Blues' enfrentam outro time do sul de Londres, o Crystal Palace (16º), que luta contra o rebaixamento.

Com seis pontos de vantagem sobre Liverpool (2º) e Arsenal (3º), os comandados de Antonio Conte podem encarar com serenidade a maratona de jogos do final de ano, uma exceção cultural própria ao futebol inglês, que ignora totalmente o recesso de Natal.

Os perseguidores têm jogos bem mais complicados, com os 'Reds' encarando o vizinho Everton (8º) em Goodison Park e os 'Gunners' visitando o quarto colocado City em Manchester.

Os 'Citizens' acabaram com uma série de duas derrotas seguidas na competição ao derrotar o Watford (11º) por 2 a 0 na quarta-feira, mas a lua de mel da torcida com o técnico Pep Guardiola já acabou há muito tempo.

O Arsenal, por sua vez, tentará se redimir da derrota por 2 a 1 de terça-feira para o Everton, o primeiro revés desde agosto, quando perdeu por 4 a 3 para o Liverpool na primeira rodada da competição.

- Juve coloca liderança à prova -Sem rival no 'Calcio' há mais de cinco anos, a 'Velha Senhora' tem a oportunidade de praticamente matar o campeonato antes mesmo do final do primeiro turno.

Se derrotar a vice-líder Roma em Turim, abre sete pontos de vantagem na liderança. Se perder, deixa o time da capital encostar a um pontinho. Ou seja, o choque deste sábado pode ser considerado uma primeira 'final' do campeonato.

Os romanos vêm embalados, com quatro vitórias nas últimas cinco rodadas, as duas últimas em partidas importantíssimas: contra a arquirrival Lazio (2-0) e diante do terceiro colocado Milan (1-0).

A Juve vem de vitória em um clássico local, contra o Torino (3-1), mas o Genoa mostrou no fim do mês passado que a atual pentacampeã não é invencível, ao derrotá-la com autoridade por 3 a 1.

Antes do choque entre os dois primeiros colocados, o Milan tentará colocar pressão nos rivais, mas para isso precisa derrotar o Atalanta (6º), que acaba de sofrer duas derrotas seguidas depois de uma bela série de seis triunfos seguidos.

- Leipzig prepara 'final' com Bayern -O surpreendente time do leste da Alemanha era líder isolado até a última rodada, quando foi vítima da zebra ao perder para o então lanterninha Ingolstadt (1-0), deixando o Bayern recuperar a ponta.

Leipzig e Bayern se enfrentam no dia 21 de dezembro, no último jogo antes do longo recesso de um mês, e a rodada desse fim de semana definirá em que situação se encontrarão na hora desse choque muito aguardado.

No momentos, ambos somam os mesmos 33 pontos, com ampla vantagem dos bávaros no saldo de gols (25 contra 17).

O problema é que o Leipzig tem um duelo complicadíssimo com o terceiro colocado Hertha Berlim, no sábado, enquanto o 'Rekordmeister' não deve ter dificuldade para derrotar o novo lanterninha Darmstadt no domingo.

A última rodada, porém, ensinou que esses duelos dos extremos não podem ser dados como vencidos.

Na França, o atual tetracampeão Paris Saint-Germain tentará espantar a crise na Bretanha, contra o Guingamp.

O time da capital, que vem de um empate em casa com o líder Nice (2-2), é o terceiro colocado, a quatro pontos do time do sul da França, que recebe o Dijon.

A rodada na Ligue 1 terá um desfecho explosivo, com o choque entre o vice-líder Monaco, que vem goleando um adversário atrás do outro, e o atual vice-campeão Lyon (4º).

Principais partidas deste fim de semana no futebol europeu:

--Campeonato Espanhol (16ª rodada)

- Sábado:

(10h00) Sporting - Villarreal

(13h15) Atlético de Madri - Las Palmas

(15h30) Granada - Real Sociedad

(17h45) Sevilla - Málaga

- Domingo:

(17h45) Barcelona - Espanyol

- Segunda-feira:

(17h45) Athletic Bilbao - Celta Vigo

--Campeonato Inglês (17ª rodada)

- Sábado:

(10h30) Crystal Palace - Chelsea

(13h00) Stoke City - Leicester

(15h30) West Bromwich - Manchester United

- Domingo:

(14h00) Manchester City - Arsenal

Tottenham - Burnley

- Segunda-feira:

(18h00) Everton - Liverpool

--Campeonato Alemão (15ª rodada)

- Sexta-feira:

(17h30) Hoffenheim - Borussia Dortmund

- Sábado:

(12h30) Schalke 04 - Freiburg

Werder Bremen - Colônia

RB Leipzig - Hertha Berlim

- Domingo:

(12h30) Darmstadt - Bayern de Munique

(14h30) Bayer Leverkusen - Ingolstadt

--Campeonato Francês (18ª rodada)

- Sábado:

(14h00) Guingamp - Paris SG

- Domingo:

(12h00) Nice - Dijon

(14h00) Olympique de Marselha - Lille

(17h45) Monaco - Lyon

--Campeonato Italiano (17ª rodada):

- Sábado:

(12h00) Empoli - Cagliari

(15h00) Milan - Atalanta

(17h45) Juventus - Roma

- Domingo:

(09h30) Sassuolo - Inter

(12h00) Napoli - Torino

(17h45) Lazio - Fiorentina

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo