Esporte

IAAF revela que 200 atletas russos serão observados por doping

03/01/2017 17h50

Mônaco, 3 Jan 2017 (AFP) - A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) revelou, nesta terça-feira, que recebeu de investigadores antidoping uma lista com 200 nomes de atletas russos para serem observados em competições nesta temporada.

Os nomes destes atletas aparecem no informe realizado pelo advogado canadense Richard McLaren, que denunciou um esquema de doping russo "patrocinado pelo Estado".

Como consequência destas denúncias, a IAAF suspendeu os atletas russos de todas competições internacionais, inclusive dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

A IAAF informou a Federação Russa sobre os novos critérios para permitir a participação de atletas do país como neutros, o que seria a única possibilidade destes esportistas participarem da Copa do Mundo, que será realizada em Londres em agosto.

"Um dos critérios requisitados é de que os atletas devem demonstrar não estarem envolvidos de nenhuma maneira (tendo conhecimento ou não) ao fracasso da federação nacional em aplicar sistemas adequados de proteção e promoção dos atletas limpos", declarou a IAAF em comunicado.

"A equipe de investigação que produziu o relatório enviou à IAAF 200 nomes de atletas russos. Os atletas que desejarem competir com um estatuto neutro, segundo as nossas diretrizes, serão avaliados de acordo com as provas e dados do informe McLaren", acrescentou o texto.

Outro critério de exclusão será que o atleta em questão "não tenha trabalhado com nenhum treinador, médico ou outra pessoa de apoio que tenha estado comprometido com a violação das regras antidoping". A quantidade de testes realizados e as condições dessas provas também serão inspecionadas.

O informe McLaren denuncia que aproximadamente mil esportistas russos estiveram relacionados com o sistema estatal de doping, ainda que Moscou tenha negado a existência de um esquema generalizado de fraude desportiva.

bur-tw/cdw/mcd/fa/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo