Esporte

Mahrez e Aubameyang disputam Bola de Ouro da África

04/01/2017 18h39

Abuja, 4 Jan 2017 (AFP) - Riyad Mahrez, campeão inglês com o Leicester, larga como favorito para suceder Pierre-Emerick Aubameyang nesta quinta-feira em Abuja, na Nigéria, e se tornar o 3º argelino a conquistar a Bola de Ouro africana, após Lakhdar Belloumi (1981) e Rabah Madjer (1987).

Há 30 anos os argelinos esperam um sucessor para Madjer, um dos responsáveis pelo título da Liga dos Campeões do Porto de 1987, com direito a gol de calcanhar na final. Mahrez, que liderou o Leicester rumo à improvável conquista da Premier League, é visto como grande favorito ao prêmio.

Em 2016, Mahrez já foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês pela Associação de jogadores profissionais da Inglaterra e pela BBC. Agora, poderá realizar um 'triplete' com a conquista da Bola de Ouro africana.

Na última temporada, Mahrez, 25 anos, anotou 17 gols e deu 11 assistências, disputando 37 das 38 partidas do Leicester na Premier League, com atuações que o permitiram se tornar o primeiro argelino a ficar no 'Top 10' da Bola de Ouro da revista francesa France Football (7º).

- 'Aubam' e Mané, os outros finalistas -O principal adversário de Mahrez na disputa pelo prêmio africano é Aubameyang, que a cada semana brilha com o Borussia Dortmund. O gabonês de 27 anos terminou na 11ª colocação na votação da Bola de Ouro da France Football, graças aos 25 gols anotados em 31 jogos no Campeonato Alemão na temporada 2015-2016.

Na entrega da Bola de Ouro africana do ano passado, Aubameyang fez história ao superar na votação o marfinense Yaya Touré, eleito quatro vezes seguidas o melhor jogador africano, e espera surpreender novamente.

O senegalês Sadio Mané, 24 anos, é o 3º finalista do prêmio, que tem como juri os técnicos, diretores, especialistas e jornalistas da África.

Ao trocar o Southampton pelo Liverpool por cerca de 36 milhões de euros -novo recorde para um jogador africano-, o veloz atacante provou seu valor nos 'Reds' com gols e jogadas de efeito.

Podendo jogar tanto no meio como no ataque, Mané marcou 9 gols em 19 jogos nesta temporada. No ano passado, já tinha ajudado o Southampton a terminar o Campeonato Inglês na ótima 6ª colocação, com 11 gols e seis assistências.

sam-cd/pgr/dhe/am

BORUSSIA DORTMUND

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo