Esporte

Pequeno Eibar mostra que outro futebol é possível

05/01/2017 16h59

Eibar, Espanha, 5 Jan 2017 (AFP) - Um discreto estádio de apenas 6.200 lugares é a casa do Eibar, equipe da pequena cidade localizada no País Basco, região norte da Espanha, que está surpreendendo a Liga Espanhola e mostrando que um novo futebol é possível.

No alto da arquibancada do estádio de Ipúrua, reluz propositalmente a frase "outro futebol é possível", em inglês.

"O Eibar fez muitas coisas com pouco dinheiro por que temos muito coração", afirma orgulhosamente Juan Carlos Aguirre, presidente da casa onde os sócios se reúnem.

O local fica situado próximo ao estádio, debaixo dos pilares da rodovia que atravessa a cidade de 27.000 habitantes, localizada entre Bilbao e San Sebastián.

Depois de muitos anos nas divisões inferiores do futebol espanhol, a Sociedade Deportiva Eibar iniciou o caminho rumo à elite em 2014 com um orçamento de 18 milhões de euros, um dos menores do campeonato. Hoje, graças aos direitos de televisão pagos a uma equipe da primeira divisão, o clube basco trabalha com 43 milhões de euros.

Apesar do aumento, o valor segue sendo irrisório se comparado às folhas de pagamento dos gigantes Barcelona e Real Madrid, que juntos dispõe de mais de um bilhão e 200 milhões de euros para gastar com suas equipes.

- Um clube 'pequeno e trabalhador' -"Temos que aproveitar o momento", declarou o técnico José Luis Mendilbar à AFP, louvando os valores do "clube pequeno e trabalhador".

As dívidas gigantescas e os paraísos fiscais expostos pela investigação "Football Leaks" transformam o Eibar em uma anomalia no mundo de negociatas de um futebol moderno e globalizado.

Esses princípios deixam orgulhosos os moradores desta cidade industrial, que até pouco tempo se desenvolvia às custas de uma fábrica de armas. A história do povoado virou apelido para os jogadores da equipe, carinhosamente chamados de "armeiros".

No CT do clube, os muros estão cobertos de escritos da juventude nacionalista baca. Não existe luxo, mas o entusiasmo reina entre os jogadores.

É o caso do francês Florian Lejeune, que chegou à equipe no ano passado e se recuperou depois de vários anos de dificuldades.

"Eibar é um clube pequeno cheio de valores. É uma verdadeira família. Você se sente confortável muito rapidamente", explica o zagueiro de 25 anos, que terá árdua missão de marcar o compatriota Antoine Griezmann no jogo contra o Atlético de Madri, neste sábado pelo Campeonato Espanhol. Os dois jogaram juntos na seleção francesa Sub-20.

Para finalizar, Lejeune afirma que "O Eibar é um clube sério que está fazendo coisas boas. É estável e administra bem o dinheiro".

- Tolerância zero com dívidas -O resultado mais significativo dos "armeiros" obtido dentro de campo nesta temporada foi o empate com o Real Madrid (1-1), dentro do Santiago Bernabeu, no início de outubro.

"Ver o time de uma cidade pequena como essa jogar contra o melhor time do mundo e empatar mostra que outro futebol é possível", se entusiasma Alex Aranzabal, presidente do clube até o fim da temporada passada.

"Quase tudo que fizemos foi diferente do que estamos acostumados a ver no mundo do futebol. Primeiramente, temos que ter claro que as pessoas buscam resultado a curto prazo. O Eibar não toca um projeto a curto prazo, é um modelo sólido que tenta construir algo sólido, mas que precisa de tempo", explica o dirigente.

Para Arazabal, economista e empresário, a estabilidade financeira é a principal força de um clube que pertence a 11 mil pequenos acionistas e que há alguns anos comprometeu-se a não se endividar.

Graças a esse comportamento, o time se manteve na 1ª divisão do futebol espanhol, mesmo depois de ser rebaixado dentro das quatro linhas, se beneficiando justamente da má má administração de outro clube, o Elche, que foi punido com o descenso. O time de Alicante estava acossado por dívidas.

"Estou convencido que o mesmo que fizemos em Eibar pode ser feito em outros lugares da Espanha, França, Alemanha ou Inglaterra", conclui Aranzabal.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo