Esporte

Técnico de Portugal vê Copa "mais competitiva" com 48 seleções

12/01/2017 17h04

Lisboa, 12 Jan 2017 (AFP) - A ampliação do número de participantes na Copa do Mundo, de 32 para 48 seleções a partir de 2026, permitirá um torneio "mais competitivo", afirmou nesta quinta-feira o técnico de Portugal, Fernando Santos.

"É preciso evitar ser muito dramático. Se essa ampliação implicasse um aumento do número de partidas, as coisas seriam mais complicadas, mas não é o caso, sou claramente a favor", declarou o técnico português de 62 anos.

"Isso pode inclusive fazer com o que o torneio seja mais competitivo, já que os grupos passam de quatro para três equipes e se entrará logo nos jogos de mata-mata", continuou Santos, em coletiva de imprensa na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), perto de Lisboa.

A Fifa aprovou na terça-feira a mudança para 48 equipes para a Copa do Mundo de 2026, com uma primeira fase de 16 grupos e 3 equipes. Os dois primeiros colocados avançarão à primeira fase de mata-mata.

"Algumas pessoas poderiam continuar dizendo que uma ampliação não traz mais qualidade, mas o fato e que essas competições, principalmente a Copa, geralmente ficam marcadas pela ausência de boas equipes", completou o técnico, campeão com Portugal da Eurocopa-2016, disputada pela primeira vez com 24 equipes, ao invés das 16 equipes anteriores.

Segundo Santos, a Eurocopa de 2016 mostrou as vantagens de contar com mais participantes, citando como exemplo os grandes resultados obtidos por países estreantes na competição, como a Islândia (quartas de final) e País de Gales (semifinais).

Dando oportunidades a países pequenos, "os governos e as federações investem mais e isso trará coisas boas ao futebol", concluiu Santos, técnico da Grécia na Euro-2012 e na Copa do Mundo-2014.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo