Esporte

Serena Williams derrota Venus na Austrália e conquista seu 23º Grand Slam

28/01/2017 12h50

Melbourne, 28 Jan 2017 (AFP) - A americana Serena Williams conquistou o 23º título de Grand Slam (GS) da carreira ao derrotar a irmã Venus na final do Aberto da Austrália por 2-0 (6-4, 6-4), este sábado em Melbourne.

Serena, 35 anos, tem agora o recorde de títulos individuais da Era Aberta do tênis, superando a alemã Steffi Graf (22).

A americana está a apenas um título de igualar o recorde absoluto da australiana Margaret Court (24), obtido antes da Era Aberta.

"É uma loucura. Sabia que teria a oportunidade de superar o recorde, mas não queria falar sobre isso, porque me ajudava a ficar mais tranquila", comemorou Serena.

Tendo em vista a facilidade com que Serena avançou no Aberto da Austrália, parece que a marca de Court não será difícil de alcançar. O primeiro título de Grand Slam da atleta americana foi conquistado aos 18 anos, no US Open de 1999. Com o título em Melbourne, Serena tornou-se a tenista mais velha a vencer um GS.

"Não teria chegado aos 23 títulos sem você. Certamente não estaria em nenhum lugar, você que me motiva, é a única razão pela qual existem as irmãs Williams. Ela voltou de uma maneira incrível", falou Serena, durante a cerimônia de premiação, para sua irmã, que voltou a jogar depois de muitos problemas físicos.

"Serena Williams, essa é minha irmã mais nova. Conseguiu realizar algo assombroso e sua vitória sempre foi a minha vitória. Acho que você sabe que eu estou muito orgulhosa de você", disse Venus também na cerimônia.

Com a vitória, a mais nova das irmãs Williams vai retornar à liderança do ranking da WTA. A alemã Angelique Kerber, que era a número um do mundo, foi eliminada nas oitavas de final na Austrália.

- Nervos à flor da pele -Este é o sétimo título de Serena no Aberto da Austrália, 14 anos depois da conquista do primeiro, quando também derrotou a irmã na final.

A partida deste sábado foi a nona final de Grand Slam entre as duas irmãs, com sete vitórias para Serena e duas para Venus. Foi a primeira vez que elas se enfrentaram pelo título de um Major desde Wimbledon-2009.

Como era esperado, Serena dominou a partida com sua potência, mas precisou se recuperar de um início ruim. Aparentemente nervosa, cometeu 13 erros não forçados nos primeiros cinco games. Mas ela conseguiu se recuperar e cometeu apenas um erro nos últimos cinco games do primeiro set.

Depois do susto, Serena impôs sua força para fechar os pontos com poucas trocas de bola. Ao final de 1 hora e 22 minutos, a recordista fez o ponto definitivo.

Venus, de 36 anos - a tenista mais velha do torneio - e 17ª no ranking da WTA, disputou sua primeira final de Grand Slam desde 2009.

Dona de sete títulos de Grand Slam, ela conseguiu seu melhor resultado após várias temporadas marcadas por problemas físicos que a impediram de render o máximo.

- Federer-Nadal: final dos sonhos -O penúltimo dia do Aberto da Austrália foi encerrado com a final do torneio de duplas masculino. O finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers bateram os americanos Bob e Mike Bryan com um duplo 7-5.

Kontinen foi o primeiro atleta de seu país a jogar uma final de Grand Slam, tanto na categoria masculina quanto na feminina. No ano passado, o finlandês venceu Wimbledon no torneio de duplas mistas ao lado da britânica Heather Watson.

Os irmão Bryan buscavam o 17° título de GS, o sétimo na Austrália.

No domingo, a sonhada decisão dos fãs do tênis vai se tornar realidade. O duelo de gigantes entre o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal.

Há poucos meses, os dois tenistas estavam fora do circuito da ATP e se recuperavam de lesões. A final em Melbourne era praticamente inimaginável. A última vez que os dois decidiram um torneio de Grand Slam foi em Roland Garros 2011. Nadal venceu em quatro sets.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo