Esporte

10 meses sem controles no futebol espanhol preocupa AMA

10/02/2017 16h11

Madri, 10 Fev 2017 (AFP) - A Agência Mundial Antidoping (AMA) avaliou a situação do futebol espanhol como preocupante, nesta sexta-feira, depois de quase 12 meses sem controles antidoping.

"A falta de controles, por quase 12 meses, em um país com uma das melhores ligas do mundo é preocupante", afirmou a AMA, em comunicado enviado à AFP.

Segundo reportagem publicada, na quinta-feira, pelo jornal El Confidencial, "o futebol espanhol está quase um ano sem controles antidoping. Com a suspensão da agência espanhola e a ausência de entidades antidoping da Fifa e Uefa na liga, os poucos controles que foram feitos não seriam válidos".

Para a AMA, esta circunstância "é pouco para inspirar confiança em um esporte limpo, quando mais precisamos disso".

Depois da publicação do El Confidencial, a Agência Espanhola de Proteção a Saúde do Esporte (AEPSAD) emitiu um comunicado lembrando a suspensão desde março de 2016, pela inadequação da legislação espanhola.

A AEPSAD alegou que "estabeleceu acordos de colaboração com as diversas federações internacionais para cuidarem dos controles antidoping na Espanha", durante a suspensão. A Uefa e a Fifa se negaram a assinar esse acordos.

A Fifa alegou que sua responsabilidade se limita às seleções e a Uefa aos clubes que disputam as competições europeias.

"É decepcionante que algumas federações internacionais não tenham assinado acordos, o que impediu programas antidoping efetivos em alguns esportes", acrescentou a AMA.

A AEPSAD insiste que, agora que a Espanha tem um governo ativo, a próxima adequação da legislação espanhola vai permitir que a AMA declare a "AEPSAD de acordo com o Código Mundial Antidoping de 2015".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo