Esporte

PSG-Barça: duelos sul-americanos em plena Liga dos Campeões

13/02/2017 13h55

Paris, 13 Fev 2017 (AFP) - O confronto PSG-Barcelona "será muito quente", garante o atacante brasileiro Lucas, antes de enfrentar seu compatriota Neymar nesta terça-feira, pela oitavas de final da Liga dos Campeões. Este será um dos vários duelos sul-americanos na partida, como os embates argentino Di Maria-Messi e uruguaio Cavani-Suárez.

- Lucas e Neymar -Eles nasceram no mesmo ano e foram apresentados como dois dos jogadores mais promissores do futebol brasileiro antes de se transferirem para a Europa. Lucas Moura e Neymar ficarão frente a frente nesta terça-feira, na Liga dos Campeões. "(Os zagueiros brasileiros) Marquinhos e Thiago Silva conhecem muito bem Neymar, jogaram muitas vezes com ele na seleção. É um jogador incrível, que será difícil de parar", prevê Lucas em entrevista à AFP.

O próprio Lucas, porém, não sabe se estará em campo no momento do apito inicial. A chegada do alemão Julian Draxler, em janeiro, pareceu acordar um discreto Angel Di Maria e relançou a concorrência no ataque do PSG. Lucas poderia estar no time titular? Não há nenhuma certeza, apesar do brasileiro ser um dos jogadores mais usados pelo técnico Unai Emery nesta temporada, na qual já anotou 14 gols com a camisa do clube parisiense.

Por outro lado, Neymar, que festejou seu 25º aniversário em 5 de fevereiro, não vem tendo aproveitamento tão bom quanto Lucas de frente para o gol, mas seus dribles seguem sendo essenciais para o Barcelona e e ele conta com a total confiança do técnico Luis Enrique, que o define como um "jogador decisivo".

Até Lucas se rende ao compatriota: "A nível de estatísticas, Neymar está pior este ano, mas para mim o futebol não são só números. Neymar, mesmo quando não marca gol, sempre é Neymar".

- Di Maria e Messi -Angel Di Maria é um grande jogador, o segundo mais caro da história do Campeonato Francês (63 milhões de euros), mas ser comparado a Messi em qualquer nível parece irreal.

O craque do Barcelona exibe números de extraterrestre desde que iniciou sua carreira profissional em 2004, conquistando quatro Liga dos Campeões, oito Campeonatos Espanhóis, quatro Copas do Rei... Sem falar nas cinco Bola de Ouro (2009, 2010, 2011, 2012, 2015) de melhor jogador do mundo.

É verdade que falta a Messi um título de expressão com a seleção argentina, mas, pelo Barcelona, o gênio segue imparável. Nesta temporada, são 32 gols em 32 jogos em todas as competições.

A Sala de troféus de Di Maria não é pequena (uma Liga dos Campeões, títulos nacionais em Portugal, Espanha e França), mas não dá para comparar. Para piorar, após uma ótima primeira temporada com o PSG, Di Maria não conseguiu repetir as boas atuações em 2016-17.

Enfim, se ambos são nativos de Rosario, todo o resto os diferencia, desde suas morfologias -Messi é pequeno e parrudo, Di Maria magro e mais alto- aos clubes do coração -Leo torce para o Newell's, já o 'Fideo' é Rosario Central-.

- Cavani e Suárez -A nível das seleções mundiais, esta sem dúvida é a dupla de ataque mais impressionante: Cavani e Suárez são dois dois melhores atacantes do mundo e provam isso novamente nesta temporada, na qual são artilheiros de seus respectivos campeonatos locais (25 gols para Cavani na Ligue 1, 18 para Suárez na Liga).

Edinson Cavani, que disputa a primeira temporada no PSG como centro-avante titular da equipe -após a saída de Zlatan Ibrahimovic-, leva pequena vantagem sobre Luis Suárez na atual Champions: é o vice-artilheiro da competição, com 6 gols, média de um por jogo, ficando atrás apenas de Messi (10 gols).

Historicamente, porém, Suárez tem ótimas lembranças contra o PSG. Os torcedores parisienses certamente ainda não esqueceram a partida de ida do duelo de quartas de final da Champions em 2014-15, quando o 'Pistoleiro' marcou duas pinturas em pleno Parque dos Príncipes para colocar o time catalão em enorme vantagem (3-1).

Na volta, foi Neymar que que selou a vaga, marcando duas vezes (2-0).

jed-cda/pgr/cd/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo