Topo

Arábia Saudita contrata Mark Clattenburg, melhor árbitro da Premier League

17/02/2017 16h11

Londres, 17 Fev 2017 (AFP) - Mark Clattenburg, um dos melhores árbitros do mundo, vai deixar a Premier League para apitar a liga da Arábia Saudita, segundo informações divulgadas, nesta sexta-feira, pela rede de televisão inglesa BBC.

Clattenburg, de 41 anos, tem 12 temporadas de experiência na Inglaterra e apitou a final da Liga dos Campeões e da Eurocopa de 2016.

A BBC informou que o árbitro vai liderar o colegiado do país, trabalhando meio período a partir da próxima temporada. Na sequência, vai assumir por tempo completo.

"É um grande passo", falou Clattenburg em coletiva de imprensa transmitida pelo Twitter.

"Temos grandes profissionais no Reino Unido e o nível aumentou muito. Certamente acrescentou uma experiência positiva para mim", explicou o árbitro.

"O que eu gostaria de fazer agora é implementar esses avanços na Arábia Saudita e estruturar um projeto para durar ao longo prazo", acrescentou.

Em dezembro, Clattenburg anunciou a possibilidade de exportar seu talento para um país rico e emergente como a China: "se aparece uma oportunidade assim vou avaliar, mas por enquanto estou feliz na Premier League", revelou à época.

A saída de Mark foi confirmada poucos dias depois do jogo Arsenal e Hull, que o ábitro teve sua atuação contestada.

Como homenagem, o sindicato de árbitros do Reino Unido, PGMOL, falou que Clattenburg "iniciou uma série de normas que os demais deveriam seguir".

"As façanhas são numerosas e na última temporada Mark protagonizou um ano impecável: além da Premier League, apitou as finais da FA Cup, da Champions League e da Eurocopa", explicou a PGMOL em comunicado.

A brilhante carreira também teve seus percalços. A PGMOL suspendeu o árbitro durante oito meses, entre 2008/09, depois de investigação sobre transações financeiras profissionais.

Em 2014, o chefe da PGMOL, Mike Riley, também condenou Clattenburg por "não cumprir o protocolo". O motivo foi um telefonema do árbitro com um dirigente do Crystal Palace, depois do jogo contra o West Brom, apitado por Mike.

jdg-pve/jma/rsc/fa/mvv