Esporte

Porto e Juventus colocam Casillas e Buffon à prova

21/02/2017 15h53

Porto, Portugal, 21 Fev 2017 (AFP) - O confronto entre Juventus e Porto, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, vai ter um duelo especial entre dois dos maiores goleiros da história do futebol: o espanhol Iker Casillas e o italiano Gianluigi Buffon.

Juntos, os arqueiros somam 374 jogos com suas seleções, dois títulos da Copa do Mundo, duas Eurocopas e três Champions League, sem contar os troféus de torneios nacionais.

Antes da bola rolar no Estádio do Dragão, os clubes já duelaram nas redes sociais, mas em clima amistoso. Depois de uma pergunta da Uefa querendo saber quem era o melhor, Iker foi diplomata: "Para mim você é o melhor", e Buffon respondeu "Eu não escolho, somos os dois melhores".

A 'Velha Senhora' lidera a Serie A com tranquilidade, com 63 pontos e a sete da vice-líder Roma. Os portugueses brigam pela primeira colocação com o Benfica ponto a ponto. No final da última rodada, o Porto chegou a 53 pontos, um a menos que os rivais de Lisboa.

As duas equipes vêm de goleadas nos campeonatos locais. A Juve emplacou 4 a 1 contra o Palermo, enquanto o Porto goleou o lanterninha Tondela por 4 a 0. Mas além do poderio ofensivo, os times esbanjam força para evitar sofrer gols e Buffon e Casillas são responsáveis por essa consistência.

- Carreiras vitoriosas -Aos 39 anos de idade, Buffon segue sendo o melhor da Itália e continua buscando o primeiro título de Champions, além da vaga para o Mundial de 2018, na Rússia.

Casillas, por outro lado, viveu seus melhores anos como camisa 1 de Real Madrid e da "Fúria" e agora assumiu o gol do Porto, depois de 25 anos na capital espanhola.

A primeira temporada foi complicada, mas em 2017 o goleiro voltou à boa forma e o time tem a defesa menos vazada dos campeonatos europeus, com apenas 11 gols sofridos. Ótimos números para o goleiro dos títulos de Champions com o Real Madrid em 2000, 20002 e 2014.

O jogo que marcou o renascimento de "São Iker" foi o clássico contra o Sporting, no início do mês. Depois do jogo, os jornais destacavam a fortaleza do goleiro, que fez defesas inacreditáveis nos últimos minutos da partida.

"Não sei como parei aquelas bolas e ainda estou com dores nas costas", brincou Casillas. A atuação fez o técnico da seleção espanhola, Julen Lopetegui, revelar que as portas da equipe não estão fechadas para Iker.

- "Jogar contra Buffon é um prazer" -Na quarta-feira, os dois gigantes da Europa vão se enfrentar pela 17ª vez na história. Tantos confrontos acabaram criando uma relação de amizade.

"Tenho a sorte de ser três anos mais jovem que Gigi, então pude vê-lo atuar desde quando começou, com 17 anos. Com 14, eu comecei a ver a maneira dele de jogar e o ser humano que é. Depois crescemos juntos, com carreiras parecidas, e fomos campeões de quase tudo. Jogamos muitas vezes um contra o outro", afirmou Casillas.

"Temos uma rivalidade saudável e bonita. Temos muito carinho e jogar contra ele vai ser sempre um prazer para mim", acrescentou o espanhol.

- Prováveis escalações:

Porto: Casillas - Maxi, Felipe, Marcano, Telles - Danilo - Corona (u Óliver), André (ou Herrera), Otavio (ou Brahimi) - Silva, Soares. T: Nuno Espirito Santo

Juventus: Buffon - Lichtsteiner, Rugani, Benatia (ou Chiellini), Alex Sandro - Khedira, Pjanic - Cuadrado, Dybala, Mandzukic - Higuaín. T: Massimiliano Allegri

Árbitro: Felix Brych (ALE)

bcr-stt/psr/fa/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo