Esporte

Exclusiva AFP - Bauza sonha vencer Copa do Mundo 2018 com Messi capitão e presentear papa Francisco

23/02/2017 15h12

Buenos Aires, 23 Fev 2017 (AFP) - Edgardo Bauza, técnico da seleção da Argentina, é um dos poucos homens que podem opinar na vida do melhor jogador de futebol do mundo: Lionel Messi.

Bauza, assim como Luis Enrique no Barcelona, ostenta a carta mais forte do baralho e conversou com a AFP tranquilo, no prédio da Federação de Futebol Argentino(AFA).

Rodeado por vários campos e com a paisagem de centenas de troféus ao fundo, Bauza não tem problemas em dizer que sonha em "levar a Copa do Mundo para o papa Francisco, com Messi de capitão".

- Com Messi na mira -Pergunta - Como é ser treinador da seleção argentina e de Messi?

Resposta - É muito importante, porque na Argentina levamos a seleção muito a sério. Eu convivo com a pressão, porque aqui precisamos ganhar sempre e às vezes não é assim. Temos que jogar bem e não conseguimos de vez em quando. Ter Messi não é pressão, é vantagem.

P - Você gosta de treinar a Argentina?

R - É difícil aproveitar desta posição. Eu não leio nem respondo a críticas, é difícil.

P - Argentina precisa de Messi feliz?

R - O jogador de futebol é feliz quando joga e ganha, mas no meio do caminho pode não ser tão feliz assim. Eu o vejo feliz no Barcelona, com sua família e tudo. Obviamente que se ele está contente o rendimento pode ser melhor.

P - Existe a história que Pep Guardiola diz que nunca se deve tirar Messi de campo. É assim?

R - Ele não gosta de sair, quer estar sempre. Inclusive é uma das coisas que o pressiona. Quer jogar sempre e não quer descansar. Faz parte da sua personalidade.

P - O que você acha sobre Messi ainda não ter renovado com o Barcelona?

R - "Não tenho que me meter nesse assunto. O que ele decidir vai ser melhor para ele. Seja no Barcelona, no Manchester city, para mim vai ser o mesmo. O importante é que a decisão passe por ele, eu só quero que ele jogue e nada mais.

- Comparar astros -P - Como o considera qualitativamente na história?

R - Eu coloco Messi como um dos melhores da história do futebol. Por isso vamos tentar lutar entre todos e chegar à final do Mundial e vencer. Isso terminaria de colocá-lo entre os melhores. Existem pessoas que se atrevem a dizer que porque não ganhou com a Argentina não é o melhor. Não funciona assim. Querem compará-lo com Diego Maradona, mas era outro futebol.

P - O que você acha das críticas de Sergio Aguero e Gonzalo Higuaín sobre sua seleção?

R - Acho que os argentinos são muito exigentes e se joga pelo resultado. O torcedor argentino é assim, é fanático e duro.

P - Porque você não convoca Mauro Icardi?

R - Hoje o titular é Higuaín e também tem o Lucas Pratto. Em qualquer momento vai chegar a hora de Icardi. Estamos acompanhando ele e outros jogadores.

P - Maradona te chamar de traidor por se reunir com Icardi te incomoda?

R - Suas palavras chegaram até mim, mas não doeu. Diego é um pedaço da história da seleção e ele pode pensar e falar o que quiser. Não vou contestar.

- Os craques, a AFA e o Papa -P - O futuro da seleção está na Juventus, com Paulo Dybala?

R - Eu acho que ele já está quase consagrado. Pela sua pouca idade, ele pode terminar de se consagrar na Copa de 2018.

P - Como está Di María, estrela do PSG?

R - Acho que está feliz no clube. Saiu de um momento que era difícil fazer gols e agora vai ficar mais tranquilo. Ele tranquilo pode nos dar muitas alegrias.

P - O que você acha do momento do futebol argentino, com os clubes quase falidos e o torneio que não começa?

R - Para a seleção, o problema do futebol argentino não atrapalha. 90% dos jogadores está no exterior, em times do primeiro escalão. O que eu quero é que isso termine rápido.

P - Vai pedir ajuda ao papa Francisco para ganhar o Mundial?

R - Não vou pedir ajuda, porque ele já tem muitos problemas. O que eu imagino é levando a taça pra ele, com Messi como capitão. Não consigo pensar nessa profissão sem sonhar em ser campeão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo