Esporte

Luis Enrique anuncia que deixa Barcelona no fim da temporada

01/03/2017 19h03

Barcelona, 1 Mar 2017 (AFP) - O técnico Luis Enrique anunciou, durante a coletiva de imprensa que sucedeu a goleada de 6 a 1 sobre o Sporting Gijón, nesta quarta-feira, que não vai continuar no comando do Barcelona na próxima temporada.

"Não serei treinador do Barcelona na próxima temporada. É uma decisão muito difícil para mim, pensada, e acho que tenho que ser fiel e justo ao que penso", falou Luis Enrique, que tem contrato com os catalães até junho.

O treinador do Barça acrescentou que teve uma reunião com os dirigentes do clube no início da temporada e que tinha adiantado que existia a possibilidade de não renovar contrato.

"Falaram pra eu não ter pressa para tomar essa decisão e o momento chegou", falou Luis Enrique, que assumiu o time de Messi, Suárez, Neymar e companhia em 2014.

- Surpresa -O anúncio do treinador surpreendeu até os jogadores da equipe, ainda mais depois de emplacar a sonora goleada por 6 a 1, contra o Sporting Gijón.

"Ele entrou no vestiário e falou pra que ia deixar o time. Ficamos todos de queixo caído, não sabíamos de nada", falou o croata Ivan Rakitic, depois da partida.

Durante os três anos em que esteve à frente do time, Luis Enrique venceu a tríplice coroa, logo no primeiro ano, e também foi campeão da Liga e da Copa do Rei, na temporada 2015-16. O treinador ainda faturou uma Supercopa da Espanha, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.

"O motivo da minha decisão é pela maneira que tenho que viver esta profissão, intensamente e toda hora buscando soluções. Isso significa poucas horas de descanso, preciso descansar", acrescentou o treinador. Luis Enrique lembrou do exemplo de Pep Guardiola, afirmando que estava esgotado pela enorme exigência que o treinador do Barcelona tem.

O treinador insistiu que vai continuar dando o máximo até o fim da temporada. O time briga pelo Campeonato Espanhol e é finalista da Copa do Rei.

"Pensei muito sobre essa decisão. Sou fiel a minha maneira de pensar", insistiu o treinador, que estava pressionado pelos resultados desta temporada e princialmente pela goleada por 4 a 0 sofrida pelo Paris Saint-Germain, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

- "Terminar da melhor maneira" -"Faltam três meses apaixonantes e estamos em uma situação complicada, principalmente em uma das competições. Mas acho que com a ajuda de todos, e se os astros se alinharem, a gente consegue reverter a situação contra PSG. Minha dedicação vai ser total", insistiu Luis Enrique.

Conseguir um desses troféus seria uma boa maneira de fechar o ciclo no Barcelona.

"Aceitamos a decisão de Luis Enrique, que é um grande treinador. Agora precisamos terminar da melhor maneira", falou o presidente da equipe Josep Maria Bartomeu para a televisão do clube.

"Luis Enrique nos deu títulos e ainda pode dar mais. Os jogadores estão motivados para fazer isso", insistiu o mandatário, que tinha demonstrado desejo de renovar com o treinador.

A saída de Luis Enrique abre espaço para os rumores de quem pode substituí-lo no comando dos astros do time. Nos últimos dias, o argentino Jorge Sampaoli, técnico do Sevilla, surgiu como favorito para assumir o banco do Camp Nou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo