Esporte

Luis Enrique anuncia adeus e Barça procura de substituto

02/03/2017 15h11

Barcelona, 2 Mar 2017 (AFP) - O anúncio de Luis Enrique de não renovar contrato com o Barcelona no fim da temporada pode ser considerado esperado, mas pegou o mundo de surpresa pelo momento que o treinador escolheu para revelar seus planos: no dia em que assumiu a liderança da Liga.

A decisão abriu espaço para a discussão de quem será o sucessor de Luis Enrique no comando do Barça.

"Não serei treinador do Barcelona na próxima temporada. É uma decisão muito difícil para mim, pensada, e acho que tenho que ser fiel e justo ao que penso", falou Luis Enrique, que tem contrato com os catalães até junho.

O técnico catalão, assim como Pep Guardiola em sua saída do Camp Nou, justificou sua decisão de não renovar pela pressão e exigência que o cargo impõe.

- "Preciso descansar" -"O motivo da minha decisão é pela maneira que tenho que viver esta profissão, intensamente e toda hora buscando soluções. Isso significa poucas horas de descanso, preciso descansar", acrescentou o treinador.

"Luis Enrique vai como é, fiel a si próprio, imprevisível e indomável", escreveu o diretor do jornal espanhol Sport, Ernest Folch.

A surpresa foi o momento escolhido para anunciar a decisão, já que indícios apontavam para a não renovação, especialmente depois da goleada sofrida para o Paris Saint-Germain, por 4 a 0, para ida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Para o jornal espanhol Marca, trata-se de uma "decisão que diminui a tensão", depois de diversos conflitos entre Luis Enrique com figuras sagradas do vestiário da equipe, e que deixa uma grande dúvida para o futuro.

O capitão Andrés Iniesta e Sergio Busquets tinham criticado a opção tática do treinador, depois da derrota para o PSG. No início de sua passagem pelo Camp Nou, uma briga com o astro argentino Lionel Messi quase custou o cargo que Luis Enrique ocupava há apenas seis meses.

"Talvez Luiz Enrique, que está desgastado e sem o apoio dos jogadores, tenha buscado que o time, sem a pressão do treinador, se una e consiga os títulos", afirmou o Sport.

Em duas temporadas e meia no comando do time, Luis Enrique venceu oito de dez troféus possíveis, feito que apenas o holandês Johan Cruyff e Pep Guardiola conseguiram.

- O substituto em junho -O treinador poderia se despedir com mais duas taças na bagagem, caso vença a Copa do Rei e consiga manter a liderança da Liga. A Liga dos Campeões ainda está em jogo, mas a tarefa de reverter os 4 a 0 parece um sonho distante.

O presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, pediu tranquilidade para buscar um substituto para o treinador, que tem contrato até junho de 2017.

"Com tranquilidade, normalidade, vamos trabalhar com toda discrição. A partir do dia 30 de junho iremos anunciar quem será. Tentaremos anunciar dia 1º de julho, agora precisamos nos concentrar nos títulos que estão em jogo", falou Bartomeu.

Mesmo com as palavras do mandatário, vários nomes surgiram com força para ocupar a vaga deixada por Luis Enrique. Desde o auxiliar do atual técnico, Juan Carlos Unzué, até o argentino Jorge Sampaoli, nome com mais força entre os candidatos.

O treinador do Athletic Bilbao, Ernesto Valverde, também é uma possibilidade, assim como o comandante do Everton, o holandês Ronald Koeman.

Valverde jogou no Barcelona e conhece a filosofia do clube, enquanto Sampaoli está surpreendendo na sua primeira passagem pela Europa, comandando o Sevilla. Os andaluzes estão em terceiro lugar da Liga e a um passo das quartas de final da Liga dos Campeões.

O estilo do argentino, que gosta da posse da bola e é ofensivo, favorece a opção por Sampaoli, que revelou ter vontade de treinar Messi.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo