Topo

Raymond Kopa, lenda do futebol francês, morre aos 85 anos

03/03/2017 17h23

Paris, 3 Mar 2017 (AFP) - Raymond Kopa, lenda do futebol francês e que foi campeão da Europa três vezes com o Real Madrid nos anos 1950, faleceu nesta sexta-feira aos 85 anos, após uma longa doença.

"Morreu às 08H15 (4H15 de Brasília) após uma complicação em seu estado. Raymond estava hospitalizado desde domingo", anunciou seu genro, William Boucher.

Raymond Kopaszewski - seu nome completo -, um meia ofensivo, nasceu em uma família de trabalhadores do setor de mineração na região norte da França.

Ganhou fama no campeonato francês ao jogar pelo Angers, antes da transferência para o Reims, que defendeu de 1951 a 1956. Depois jogou no Real Madrid, ao lado de Alfredo di Stefano, um dos melhores jogadores do mundo na época.

No clube espanhol, Kopa venceu três vezes a Copa da Europa de clubes campeões em 1957, 1958 e 1959, depois de ter sido derrotado na final do torneio em 1956 com o Reims, justamente contra o Real Madrid.

Em 1958, ajudou a seleção da França a chegar às semifinais da Copa do Mundo da Suécia, mas a equipe foi goleada pelo Brasil por 5-2 na disputa por uma vaga na final, uma partida em que brilhou o jovem Pelé, que tinha apenas 17 anos na época.

- "Fez história" -Os franceses terminaram o Mundial em terceiro lugar. Naquele ano, Kopa se tornou o primeiro francês a receber o prêmio Bola de Ouro europeu. Em 1959 retornou ao Reims, onde jogou como profissional até 1967. Kopa se aposentou dos gramados aos 36 anos.

O francês Zinedine Zidane, outra lenda e atual treinador da equipe merengue, rasgou elogios para o compatriota.

"Foi ele quem mostrou o caminho. Veio ao Real Madrid em uma época que não era fácil chegar a um clube como esse e fez da melhor maneira possível: escreveu sua história", falou Zizou.

"Sentimos muito sua morte, porque sempre é um momento para complicado para sua família e para a família do futebol, que o amou e respeitou", acrescentou o treinador.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino também demonstrou tristeza pela notícia de falecimento do ex-meia atacante.

"Kopa foi um jogador excepcional, uma inspiração para todas as gerações e um homem compromissado com o futebol até o último momento de sua vida", falou o mandatário.

O compatriota Michel Platini, ídolo dos Galos durante os anos 1970/80, lembrou que Kopa é considerado rei no país.

"Foi o primeiro grande jogador da França e responsável pelo futebol do país voltar a ser valorizado em todo mundo", falou Platini, acrescentando que Kopa era "muito duro quando jogávamos mal e que às vezes deixava os jogadores irritados, porque nenhum jogador gosta de ser criticado".

- Minuto de silêncio -Os jogadores do Real Madrid fizeram um minuto de silêncio em respeito à morte do ex-ídolo do Real Madrid. Antes do treinamento de sexta-feira, no CT Valdebebas, os atletas se reuniram no cento do campo e fizeram uma roda.

A homenagem foi encerrada com uma salva de palmas, lembrando a passagem do Bola de Ouro.

O porta-voz do Real Madrid revelou que o clube está pensando na melhor maneira de homenagear o jogador na próxima partida da equipe, contra o Eibar, pela 27ª rodada da Liga.

Em comunicado, o time da capital lembrou o estilo driblador do jogador, considerado o "Napoleão dos dribles": "O francês foi uma das grandes estrelas da época e no Real Madrid formou o ataque lendário com jogadores como Rial, Puskas, Gento e Di Stéfano", informou o clube merengue.