Esporte

Espanha volta a estar de acordo com código mundial antidoping

07/03/2017 17h03

Montreal, 7 Mar 2017 (AFP) - A Agencia Mundial Antidoping (Wada) anunciou, nesta terça-feira, que a Espanha voltou a estar de acordo com o Código Mundial Antidoping.

A agencia espanhola tinha sido declarada fora do regulamento em março de 2016, depois da não aprovação do novo código pelo Parlamento Espanhol. O país estava em transição entre governos.

Sem governo durante dez meses, desde dezembro de 2015 até outubro de 2016, Madri não pôde se adequar ao novo Código da AMA, que entrou em vigor em janeiro de 2015.

"Este decreto entra em vigor imediatamente e o código foi incorporado à legislação espanhola", indicou a Wada.

o Parlamento ainda precisa "ratificar a decisão nos próximos meses" de maneira formal. Caso contrário, o país vai estar "automaticamente fora dos conformes", explicou a Agencia.

Entre as reformas mais significativas, o novo regulamento aumenta de dois para quatro anos as suspensões esportivas por uso de substâncias proibidas. Treinadores, médicos e diretores cúmplices também vão ter as punições ampliadas.

No início de fevereiro, a Wada denunciou que o futebol espanhol ficou sem controles de antidoping durante quase um ano. A Agência Espanhola de Proteção à Saúde e Esporte (AEPSAD) respondeu que 57 jogadores da Liga foram testados desde o início da temporada.

A Wada formou parte das autoridades que questionaram a decisão da justiça espanhola de destruir 211 amostras de sangue em março, durante investigação sobre o escândalo de doping massivo de ciclistas.

pga-fbr/cto/bur/ol/fa

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo