Topo

Atacante de 18 anos do Monaco chama atenção dos gigantes europeus

AP Photo/Lionel Cironneau
Imagem: AP Photo/Lionel Cironneau

14/03/2017 14h25

Mônaco, 14 Mar 2017 (AFP) - Com 16 gols em 30 jogos nesta temporada, os gigantes europeus começam a abrir os olhos e seguir de perto o jovem Kylian Mbappé, atacante do Monaco de apenas 18 anos, uma das apostas do time do Principado para avançar na Liga dos Campeões.

O time francês perdeu a primeira partida das oitavas de final da competição, contra o Manchester City, por 5 a 3, e precisa de gols para avançar no torneio, na quarta-feira.

"Não esperávamos uma explosão tão rápida e repentina", destaca à AFP o correspondente do jornal italiano Gazzeta dello Sport em Paris, Alessandro Grandesso. Mbappé é o quinto de uma lista de 30 jovens atletas que prometem ser o futuro das ligas da Europa.

A visibilidade da Champions League e o gol marcado no estádio Etihad chamaram a atenção do compatriota Arsène Wenger, que comparou Mbappé com Thierry Henry, também formado no Monaco e que se transformou em um dos maiores ídolos da história dos Gunners.

"Me lembra um pouco o jovem Thierry Henry, com o mesmo olhar malicioso, as mesmas qualidades de inteligência nas movimentações e o poder de finalização", explica o treinador francês, que descobriu Henry.

- Rumores de contratações -"Acompanhei o ano passado dele porque pensei que ele teria um futuro excepcional pela frente", admitiu Wenger.

A imprensa europeia debate se o clube do Principado tem que ceder às investidas dos gigantes europeus. Mbappé fez aniversário dia 20 dezembro e acaba de atingir a maioridade.

"Não se torne um Martial", recomenda a Goal.com, site inglês especializado em futebol, que aconselha o atacante francês a ficar mais tempo em Monaco. A página lembra do caso de Anthony Martial, que se transferiu para o gigante Manchester United, iniciou muito bem a passagem no time inglês, mas vive período complicado.

Grandesso avalia que se o Monaco se desfizer do atacante depois da grande temporada que está realizando, "não seria interessante ir para um time que tenha que começar tudo do zero". Por isso o jornalista recomenda que "vá para um time intermediário da Inglaterra ou da Alemanha, onde possa continuar crescendo e jogando com regularidade".

Boatos aproximam Mbappé da Bundesliga para a próxima temporada e o Bayern de Munique parece desejar contar com a joia, mas ainda não confirmou interesse. O Borussia Dortmund, onde outro jovem francês, Ousmane Dembélé, brilha, também demonstrou vontade de contar com o atacante. Mbappé tem contrato com o Monaco até junho de 2019.

bur-adc/pgr/dmk/fa