Esporte

Podolski se despede da Alemanha com gol da vitória sobre Inglaterra

22/03/2017 19h42

Dortmund, Alemanha, 22 Mar 2017 (AFP) - A Alemanha derrotou a Inglaterra por 1 a 0, em amistoso realizado nesta quarta-feira em Dortmund, com um gol de Lukas Podolski, que se despediu definitivamente da Mannschaft.

O atual jogador do Galatasaray turco, 31 anos, se aposentou da seleção em estilo, disputando sua 130ª partida com a seleção de seu país e sendo homenageado pela torcida.

"Foi como um filme: Deus me deu um pé esquerdo forte e o usei nesta noite", brincou o jogador, que na próxima temporada jogará no Japão.

"Foi um grande jogo, um grande resultado e uma grande maneira de dizer adeus", completou, já mais sério.

O gol foi o 49º na seleção para 'Poldi', que deixou o gramado a cinco minutos do apito final para receber uma ovação do público de Dortmund.

"Estou feliz por Lukas. Os jogadores excepcionais merecem um adeus excepcional. Ele marcou um gol decisivo em um jogo de prestigio, é perfeito", comemorou após a partida o técnico alemão Joachim Low.

Podolski foi umas das figuras mais importantes na reconstrução da Mannschaft a partir de meados dos anos 2000. Foi membro da seleção que terminou na terceira colocação nas Copas da Alemanha-2006 e África do Sul-2006 e campeã do mundo no Brasil-2016, apesar de ter papel menos influente na equipe de Low.

A noite também reservava um recorde para a seleção alemã, que completou uma sétima partida consecutiva sem sofrer um gol.

Do lado inglês, trata-se da primeira derrota do técnico Gareth Southgate em cinco jogos no cargo. A partida foi a primeira do ex-jogador como técnico oficial, depois de assumir a equipe de maneira interina após a demissão de Sam Allardyce, em setembro do ano passado.

- Ter Stegen decisivo -A Inglaterra foi superior no início da partida, controlou a posse de bola e teve a primeira chace de abrir o placar, em chute de Michael Keane, da marca do pênalti, saiu por cima do gol de Marc André Ter-Stegen (aos 7 minutos), goleiro do Barcelona que substituiu o lesionado titular Manuel Neuer.

Adam Lallana teve oportunidade ainda mais clara aos 30 minutos, quando apareceu cara a cara com Ter-Stegen, chutou cruzado, mas acertou a trave alemã.

Ter-Stegen salvou a equipe alemã pouco antes do intervalo, desta vez em um mano a mano com Dele Alli, que finalizou em cima do goleiro do Barça (41).

Após um primeiro tempo em que a Alemanha não se aproximou do gol de Joe Hart, o meia Julian Brandt foi o primeiro a ameaçar a Inglaterra, com um potente chute da entrada da área que saiu tirando tinta da trave (48).

No segundo tempo, mais Ter-Stegen. O goleiro pegou chute perigoso de Eric Dier (55) e outro de Alli (60).

Quando a Inglaterra se aproximava cada vez mais do gol, Podolski deixou sua marca, dando a vitória à Alemanha com um chutaço que foi morrer no ângulo de Hart (69).

Entre o gol e as numerosas mudanças que ambos técnicos realizaram a partir dos 30 minutos do segundo tempo, a Inglaterra baixou seu nível de jogo e não conseguiu reagir.

Com isso, a Alemanha se contentou em controlar o jogo para garantir uma vitória de prestigio para poder homenagear Podolski.

No domingo, ambas as seleções têm partidas oficiais pelas eliminatórias para a Copa do Mundo-2018. A Alemanha pode se aproximar da Copa em caso de vitória sobre o Azerbaidjão, enquanto a Inglaterra também dará passo importante se vencer a Lituânia em casa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo