Topo

Revelação francesa, atacante do Monaco tem semana de astro na seleção

Aos 18 anos, Kylian Mbappé é "blindado" em treinamentos da seleção da França - Reuters / Eric Gaillard
Aos 18 anos, Kylian Mbappé é 'blindado' em treinamentos da seleção da França Imagem: Reuters / Eric Gaillard

Da AFP, em Paris (França)

24/03/2017 18h49

Protegido pelos técnicos, Kylian Mbappé, o prodígio de 18 anos, não conversou com a imprensa em sua primeira semana com a seleção francesa, mas o jovem atacante é o centro das atenções na concentração da equipe em Clairefontaine.

Cuidados para não submetê-lo à muita pressão, distanciá-lo das chuvas de superlativos e mantê-lo à margem do que começa a rodear o atacante. Não foi fácil proteger a nova estrela do Monaco.

Segunda-feira: proteger de quem?

Vestindo agasalho azul e com um chapéu na cabeça, Mbappé chegou pela primeira vez em Clairefontaine para se concentrar com a seleção principal.

As fotos seriam capa do jornal L'Equipe na terça-feira. Na coletiva de imprensa, o técnico Didier Deschamps insiste na maturidade e tranquilidade do adolescente, que marcou 19 gols em 32 jogos pelo Monaco.

Como proteger o "novo Henry" da avalanche de pedidos? "Proteger de quem? De vocês, jornalistas?", responde o treinador, com um sorriso no rosto.

"Com o que fez, é lógico que falaremos dele. Prefiro que ele esteja aqui e seja francês do que de outra nacionalidade", acrescentou Deschamps.

Terça-feira: 'um rapaz muito simpático'

Na terça, Mbappé participa do primeiro treino coletivo. Na coletiva de imprensa que antecedeu a atividade, os elogios voltam a se multiplicar.

"O que ele faz em sua idade é excepcional. Pelo pouco que vi jogar, é um jogador importante, sua integração é mais fácil porque tem muitos jogadores do Monaco na seleção", falou o meia do Chelsea N'Golo Kanté.

"Está muito à frente para sua idade", acrescentou Florian Thauvin, outro estreante na seleção. "Tem muito talento e ainda é um rapaz muito simpático", acrescentou.

"Os dois primeiros dias são essenciais. Sim, estamos felizes que chegou, mas agora precisa mostrar algo", explicou o ex-treinador da França, Raymond Domenech, ao jornal L'Equipe.

Quarta-feira: 'muitas coisas para um jovem'

Portas fechadas em Clairefontaine. O time da França se prepara para o jogo das eliminatórias para o Mundial da Rússia, em 2018, longe dos olhares dos jornalistas.

Chance para perguntar aos especialistas. Rollad Courbis, antigo técnico do Olympique de Marselha, está "tão preocupado quanto impressionado".

"O calendário que o espera nas próximas semanas é duro no quesito psicológico e muscular", falou sobre os jogos do Monaco, que tem quatro competições por disputar.

"Ele mantém a cabeça no lugar, mas tem 18 anos. Isso é muito para um homem, sobretudo para um jovem", acrescentou.

Quinta-feira: 'precisamos deixá-lo crescer'

Com 31 anos e 42 jogos pela seleção, o zagueiro Laurent Koscielny é um dos veteranos da equipe.

"É uma grande geração, sobretudo os que vêm de Monaco", indicou o jogador do Arsenal sobre a nova onde de atletas na seleção.

"São jogadores de muita qualidade, têm a cabeça no lugar, sabem que o caminho é longo. É preciso deixá-los crescer tranquilamente", continuou.

No treinamento, Mbappé participa de um exercício para chutar a bola de voleio. Menos inspirado que os outros participantes, sai do gramado pensativo.

Sexta-feira: vai jogar?

Na véspera do jogo contra Luxemburgo, Deschamps não foi conclusivo à pergunta se Mbappé estreia no sábado ou não: "em um momento ou outro ele vai ganhar tempo de jogo".

O artilheiro do Monaco está acostumado a jogar com outro atacante, como faz o time francês com Antoine Griezmann como referência.

Deschamps, por outro lado, costuma ser coerente nas escalações, privilegiando a experiência. Ainda mais em partida decisiva por vaga para a Copa da Rússia, mesmo com rival inferior como Luxemburgo.