Topo

Brasil mostra credenciais para a Copa do Mundo da Rússia 2018

24/03/2017 18h21

São Paulo, 24 Mar 2017 (AFP) - Apesar de Tite se esforçar em repetir que não é o treinador perfeito, é difícil que alguém duvide disso. O Brasil comandado por ele pode tudo: recorde de vitórias nas eliminatórias e até redimir jogadores antes desacreditados, como Paulinho, com quem espera o embarque para a Rússia.

Quando Cavani colocou o Uruguai na frente, de pênalti, a seleção brasileira viveu a sensação de estar atrás no placar pela primeira vez, desde que Tite assumiu o banco. A experiência, no entanto, só durou 9 minutos.

Foi o tempo que Paulinho demorou para receber passe de Neymar e arriscar chute da entrada da área. Golaço do volante, que teve noite espetacular no estádio Centenário.

O jogador do chinês Guangzhou Evergrande foi um dos mais criticados no último Mundial, mas na noite de quinta-feira (23), o meia marcou três vezes pela primeira vez na carreira. Paulinho assinou a goleada por 4 a 1 fora de casa, e praticamente garantiu a classificação com cinco rodadas de antecedência.

"Foi mais do que imaginava. Estou muito feliz com nossa atuação nos 90 minutos. Gostei da capacidade que tivemos de assimilar o gol e manter a proposta de reverter a adversidade", afirmou Tite depois do jogo.

Era esperado que o Uruguai tomasse as iniciativas, levando em conta que a Celeste, segunda colocada, chegava ao confronto como melhor anfitriã. O time comandado por Oscar Tabárez tinha cem por cento de aproveitamento e apenas um gol sofrido em casa.

Mas o Brasil deixou para trás as sombras do passado recente e quebrou a invencibilidade.

'Vou errar'Desde que iniciou a terapia com Tite, a seleção brasileira sacudiu a tristeza dos dois últimos anos. Com sete vitórias consecutivas, a equipe superou o recorde do conjunto de 1969, comandado por João Saldanha, que venceu seis vezes seguidas.

Um ano depois, sob a tutela de Zagallo, a seleção de Pelé e companhia levantou o tri campeonato no México.

Então é impossível que a torcida brasileira, que há poucos meses se imaginava fora do Mundial, contenha as expectativas para um possível hexa campeonato. Mas Tite alerta:

"Se querem um técnico perfeito, têm que procurar outro. Porque eu vou errar", garantiu.

Até agora, os números dizem que as coisas estão indo bem. Líder das eliminatórias com 30 pontos, o Brasil pode se tornar uma das primeiras seleções a garantir vaga antecipada na Copa da Rússia, na terça-feira. Para isso, precisa vencer o Paraguai e torcer para que Chile e Equador percam para Venezuela e Colômbia, respectivamente.

O novo ciclo pode começar no mesmo estádio onde o Brasil inaugurou a Copa de 2014. O país sonhava levantar o sexto título em casa, mas não aconteceu e o futebol brasileiro caiu em profunda depressão.

MaturidadeNaquela tarde de junho, todos assistiram Neymar liderar a vitória contra a Croácia, marcando dois gols. O jovem atacante do Barcelona, à época com 22 anos, parecia imparável junto com seus companheiros.

Muitas coisas mudaram desde então, mas Neymar continua sendo a referência e o maior astro da equipe. A diferença é que ele agora não está sozinho.

Solto em campo, o atacante respondeu com sua melhor forma e soma cinco gols nesta eliminatória, todos desde que Tite assumiu.

Sereno, participativo e em grande fase, como na histórica virada do Barça contra o PSG liderada por ele, o menino mostrou maturidade dos grandes jogadores.

"Acho que na atualidade ele é o jogador que vive o melhor momento. A próxima Bola de Ouro pode pintar para ele", afirmou o zagueiro Miranda, capitão da seleção, após a partida.