Esporte

Neymar brilha contra Paraguai e Brasil coloca um pé na Rússia

29/03/2017 00h06

São Paulo, 29 Mar 2017 (AFP) - Com outra exibição de gala, o Brasil venceu com facilidade por 3 a 0 o Paraguai, nesta terça-feira na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 14ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo-2018, e praticamente garantiu a vaga no Mundial da Rússia.

Com gols de Philippe Coutinho, aos 33 minutos de jogo, de Neymar, aos 18 do segundo tempo, e Marcelo, a cinco minutos do apito final, o Brasil chegou à oitava vitória seguida nas eliminatórias desde que Tite assumiu o comando da equipe.

Neymar voltou a ser o protagonista da seleção brasileira, com jogadas de efeito, dribles desconcertantes e um gol. Nos últimos quatros jogos em casa com o Brasil, o craque do Barcelona balançou as redes quatro vezes e deu quatro assistências.

Neymar também contou com a ajuda de um coadjuvante de luxo, Paulinho, que vem se destacando no esquema montado por Tite. Na quinta-feira passada, o volante anotou três gols na vitória por 4 a 1 sobre o Uruguai. Nesta terça, deu duas assistências preciosas nos gols de Coutinho e Marcelo.

Com o resultado, o Brasil se isolou ainda mais na liderança das eliminatórias, agora com 33 pontos, 10 a mais que o 4ª colocado Chile, e poderá se tornar a primeira equipe do mundo (além da anfitriã Rússia) a garantir matematicamente a classificação ao Mundial do ano que vem, caso o Uruguai perca para o Peru, ainda nesta terça.

- Brasil mantém o pique -Em fase iluminada, com 100% de aproveitamento desde que assumiu a seleção em junho de 2016, Tite manteve em campo a equipe responsável pela grande vitória por 4 a 1 sobre o Uruguai na rodada passada, na quinta-feira.

O ex-técnico do Corinthians se emocionou antes da partida, ovacionado pela torcida do Timão, que o tem como um de seus ídolos históricos, em coro com os outros torcedores paulistas, gratos pela incrível transformação que conseguir colocar em prática na seleção desde que assumiu.

A única mudança na equipe foi imposta a Tite: com Daniel Alves suspenso por acúmulo de cartões, Fágner, do Corinthians, ganhou a vaga na lateral-direita e pôde jogar em sua casa, no estádio do Timão.

Lá na frente, Neymar, desta vez como capitão, liderou o trio de ataque, com o apoio de Philippe Coutinho e Roberto Firmino como centroavante.

Como era de se esperar, a seleção brasileira entrou em campo mostrando o porquê vem dominando todos os adversários que encarou desde que Tite virou o técnico.

Com trocas de passes envolventes, muita movimentação no ataque e uma forte pressão na saída de bola paraguaia, Neymar e companhia criaram diversas chances de abrir o placar.

Enquanto isso, o Paraguai mostrava suas tradicionais credencias, com um jogo violento e baseado em faltas estratégicas para não deixar os brasileiros ganharem ritmo de jogo. O alvo preferido era um: Neymar.

O craque do Barcelona recebeu cinco faltas só no primeiro tempo e, de duas delas, quase saiu o gol da seleção.

Aos 8, Neymar cobrou com força, de muito longe, obrigando o goleiro Anthony Silva a fazer defesa difícil.

Aos 25, Silva voltou a brilhar, primeiro voando para pegar a cobrança de Neymar e, em no rebote, defendendo no reflexo cabeçada na pequena área de Marquinhos.

O domínio brasileiro era incontestável. Mas, com Neymar bem marcado, Philippe Coutinho e Paulinho resolveram assumir a responsabilidade.

Aos 33, Coutinho recebeu no campo de defesa do Brasil, deixou o marcador para trás e partiu em direção do gol paraguaio. Chegando na área adversária, tocou para Paulinho, que fazia papel de pivô. Com um toquinho de primeira, o volante devolveu para o atacante do Liverpool, que chutou colocado de canhota, sem chances para Silva.

O primeiro tempo terminou com uma vitória magra do Brasil, mas a exigente torcida brasileira que lotou a Arena Corinthians gostou do espetáculo e aplaudiu de pé a seleção brasileira.

- Neymar resolve -Na volta do intervalo, a seleção manteve a mesma intensidade, não deu brecha para o Paraguai e viu Neymar voltar a brilhar intensamente.

O craque e artilheiro do Brasil, que já vinha enlouquecendo seus marcadores, roubou bola no ataque, partiu para cima de defesa, driblou dois adversários e foi derrubado na área. O árbitro deu pênalti.

O próprio Neymar foi para a cobrança, fez sua famosa paradinha, mas Silva acertou o canto e defendeu.

A chance desperdiçada não pareceu incomodar em nada Neymar. O camisa 10 continuou buscando o jogo e driblando quem aparecesse pela frente. Aos 18, foi recompensado.

Neymar recebeu na defesa, deixou dois marcadores para trás com extrema facilidade, partiu em disparada ao ataque e, ao invadir a área, chutou colocado. A bola desviou na zaga e enganou o goleiro paraguaio antes de morrer no fundo das redes.

O segundo gol do Brasil foi uma ducha de água fria no time paraguaio, que não via a hora do juiz apitar o fim da partida para poder voltar para Assunção.

Infelizmente para os Guaranis, a seleção de Tite não parece capaz de diminuir sua intensidade. O Brasil continuou atacando sem piedade e o terceiro gol foi outra pintura.

Aos 40, Neymar iniciou a jogada, tocou para Coutinho, que encontrou Paulinho, sempre ele, fazendo o pivô novamente. Com outro toque mortal, o volante do Ghangzhou Evergrande chinês deu outro toque de calcanhar desconcertante, deixando Marcelo na cara do gol. O lateral do Real Madrid só teve o trabalho de dar um toquinho por cima de Silva.

Nos minutos finais, ao som do 'Olé!' da torcida paulista, o Brasil tocou, driblou e mostrou todo seu repertório, finalizando com chave de ouro mais uma atuação de gala de uma seleção digna da camisa que veste.

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo