Esporte

Fifa amplia processo de candidaturas para escolha de sede da Copa de 2026

09/05/2017 17h41

Manama, 9 Mai 2017 (AFP) - A Fifa, que tinha previsto acordar um período de exclusividade de um ano para analisar a candidatura comum Estados Unidos/Canadá/México para a organização da Copa do Mundo de 2026, finalmente decidiu ampliar o processo para as outras confederações, com exceção de Europa e Ásia, anunciou a entidade nesta terça.

Esta proposta, adotada pelo conselho da Fifa, deve ser formalmente aprovada nesta quinta-feira, durante Congresso da entidade, pelas 211 federações que compõe a Fifa.

"A Fifa estabelecerá um processo de candidatura convidando inicialmente unicamente os membros das Confederações Africana (CAF), da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), da América do Sul (Conmebol) e da Oceania (OFC), que têm até 11 de agosto de 2017 para apresentar sua candidatura", explicou a Fifa em comunicado.

A Confederação Europeia (Uefa) e a Confederação Asiática (AFC) não poderão ter candidatas.

Num primeiro momento, o conselho queria levar ao congresso da Fifa uma proposta que buscava dar exclusividade de análise técnica à candidatura conjunta do continente norte-americano (Estados Unidos/Canadá/México).

Apesar das mudanças nos planos iniciais da Fifa, a proposta norte-americana é a favorita para organizar a Copa do Mundo de 2026, que requer sólidas infraestruturas em um país que possua boa saúde econômica, já que será o primeiro mundial com 48 seleções, no lugar do atual modelo com 32 times.

Esta ampliação desejada por Gianni Infantino, que permite designar mais vagas a cada confederação, foi promovida amplamente pelas federações norte-americanas, que contribuíram com força para a eleição do ítalo-suíço para o cargo de presidente da Fifa, em fevereiro de 2016.

O Conselho da Fifa também definiu quantas vagas serão dadas a cada confederação: 8,5 para a AFC, 9,5 para a CAF, 6,5 para a Concacaf, 6,5 a Conmebol, 1,5 para a OFC e 16 para a Uefa.

As das últimas vagas serão definidas num torneio de classificação entre seis seleções.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo