Esporte

Mudança em comitê da Fifa é revés no combate à corrupção, diz dirigente

Michael Buholzer/AFP
Gianni Infantino, presidente da Fifa Imagem: Michael Buholzer/AFP

10/05/2017 06h09

A saída dos diretores da Comissão de Ética da Fifa é um "revés para a luta contra a corrupção", afirmou o suíço Cornel Borbely, um dos afetados pela decisão.

A decisão de não renovar o mandato dos dois diretores, anunciada na terça-feira, "vai contra a boa governança", disse Borbely, que citou centenas de casos pendentes.

A Fifa decidiu na terça-feira não renovar os mandatos dos dois integrantes da Comissão de Ética, o suíço Cornel Borbely e o alemão Hans-Joachim Eckert, que estiveram na origem das suspensões de Joseph Blatter e Michel Platini.

A mesma comissão abriu em 2016 uma investigação preliminar contra Gianni Infantino, atual presidente da Fifa, após informações sobre o uso de aviões particulares, O processo foi arquivado posteriormente.

Após a decisão, que ainda precisa ser formalmente confirmada na quinta-feira pelas 211 confederações que integram a Fifa, a magistrada colombiana María Claudia Rojas sucederá Borbely como presidente da Câmara de Investigação.

O grego Vassilios Skuris, ex-presidente do Tribunal Europeu de Justiça, será o presidente da Câmara de Julgamento no lugar de Eckert.

"O trabalho da Comissão de Ética não era conveniente para alguns funcionários e diretores da Fifa", disse Borbely.

"Não é um grande dia para a Fifa", declarou Eckert, antes de recordar que a comissão deu "mais transparência a seu trabalho" ao obter o direito de repassar algumas informações à imprensa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo